Divulgação científica sobre os fósseis de Picos, Piauí
Resumo
O município de Picos, na mesorregião sudeste do Estado do Piauí, Brasil, destaca-se pela grande diversidade fossilífera, representada principalmente por fósseis marinhos com idade em torno de 380 milhões de anos, pertencentes ao período geológico conhecido como Devoniano. Para difundir o conhecimento sobre esse tema, pesquisadores do Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, desenvolveram um projeto de divulgação científica sobre paleontologia em escolas públicas do município de Picos, com ênfase no patrimônio paleontológico local. Foram realizadas oito intervenções compostas por oficinas pedagógicas para crianças, palestras temáticas e exposições itinerantes de fósseis, para adolescentes e adultos da rede pública de educação, em oito unidades escolares, totalizando um público de 1.160 integrantes da comunidade escolar. Essas intervenções constituem parte de um programa de popularização da ciência paleontológica intitulado Programa de Divulgação Científica em Paleontologia na rede pública de ensino de Picos, Piauí, que visa facilitar o acesso à ciência, incentivar a preservação dos fósseis, e fomentar o desenvolvimento de uma relação de identidade cultural com o patrimônio fossilífero da região.
Palavras-chave: Paleontologia; Popularização da Ciência; Nordeste do Brasil
Scientific disclosure about fossils in Picos, Piauí
Abstract: The Picos municipality in the southeastern mesoregion of the Piauí State, Brazil, stands out for the large fossiliferous diversity represented mainly by marine fossils aged around 380 million years, from the geological period known as Devonian. To disseminate knowledge on the subject, researchers from the Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, developed a project for the scientific divulgation on paleontology in public schools in the municipality of Picos, with an emphasis on the local paleontological heritage. Eight interventions were carried out, composed of pedagogical workshops for children, thematic lectures, and itinerant exhibitions of fossils for adolescents and adults from the public-school system in eight school units, totaling an audience of 1,160 members of the school community. These interventions are part of a program for the popularization of paleontological science entitled the Program for Scientific Dissemination in Paleontology in the public-school system of Picos, Piauí (Brazil), which aims to facilitate access to science, encourage the preservation of fossils, and foster the development of a relationship of cultural identity with the region's fossiliferous heritage.
Keywords: Paleontology; Science Popularization; Northeast Brazil
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