Relações públicas em tempos de pandemia: Uma análise do projeto Apoie SB, realizado na fronteira oeste do Rio Grande do Sul
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a prática de Relações Públicas durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), em 2020. O Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Borja (Rio Grande do Sul, RS), por meio do trabalho colaborativo de professores e alunos, criou e executou o projeto de extensão universitária Apoie SB. Os objetivos principais da iniciativa foram fomentar e contribuir com a economia local, por meio da divulgação de produtos e serviços de pequenos negócios e de microempreendedores. Cerca de 150 pessoas e empresas se inscreveram. A metodologia usada na execução do projeto foi a pesquisa participante. Os resultados mostram que a iniciativa obteve resultados satisfatórios, sendo que mais de 20 mil pessoas foram impactadas direta ou indiretamente, com mais de R$ 20 mil em mídia gratuita alcançados. O trabalho destaca a importância das estratégias de Relações Públicas para atingir objetivos institucionais em tempos de crise, como a pandemia de COVID-19.
Palavras-chave: São Borja; UNIPAMPA; Empreendedorismo
Public relations in pandemic times: An analysis of the project Apoie SB held on the western frontier of Rio Grande do Sul State
Abstract: This article presents a reflection on Public Relations’ practices during the pandemic of COVID-19 in 2020. The Public Relations Graduation Course at Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Borja (Rio Grande do Sul, Brazil), through the collaborative work of teachers and students, created and executed the university extension project named Apoie SB. The main objectives of this initiative were to contribute to the local economy, promoting products and services of small businesses and micro-entrepreneurs. About 150 people and companies signed up. The methodology applied to the project was the participant observation. Results showed that the initiative obtained satisfactory outcomes, with over 20 thousand people being directly or indirectly impacted and reaching more than 20 thousand reais (near 4.000 US dollars) in free media. The importance of Public Relations strategies in achieving institutional goals during crises such as the COVID-19 pandemic was discussed.
Keywords: São Borja; UNIPAMPA; Entrepreneurship
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