Tópicos de fisiologia aliados à extensão universitária como ferramenta para promover o bem-estar de cuidadoras de PcD
DOI:
https://doi.org/10.36661/2358-0399.2021v12n3.11676Palavras-chave:
Extensão, Educação em saúde, Rede de apoio, Sono, Sistema digestórioResumo
Familiares cuidadores de pessoas com deficiência (PcD) abdicam muitas vezes de seu bem-estar em função dos cuidados necessários de seu ente cuidado. Assim, o objetivo deste estudo foi trabalhar a Fisiologia do sono e do sistema digestório com as cuidadoras de PcD que fazem acompanhamento em Centro de Reabilitação de Porto Alegre ligadas ao projeto de extensão universitária denominado “Apoiando e educando as famílias de pessoa com deficiência”, estimulando-se o bem-estar dessas mulheres. Como metodologias para o estudo da Fisiologia junto às cuidadoras foram utilizadas rodas de conversa, a Escala de Sonolência de EPWORTH, moldes anatômicos do sistema digestório e questionário sobre constipação intestinal em dois encontros com duração de 90 minutos cada um. Participaram das atividades relativas à Fisiologia do sono 9 cuidadoras e observou-se que 66,6% delas deveriam cuidar mais de seu sono ou apresentavam sono inadequado. Quanto a Fisiologia do sistema digestório, 11 cuidadoras participaram das atividades e 20% foram consideradas constipadas. O estudo sobre a Fisiologia do sono e do sistema digestório fez com que as cuidadoras pudessem refletir sobre o autocuidado em relação a estes aspectos e oportunizou que as extensionistas colocassem em prática o conhecimento da Universidade.
Palavras-chave: Extensão; Educação em saúde; Rede de apoio; Sono; Sistema digestório
Topics of physiology in promoting the well-being of people with disabilities caregivers
Abstract: Family caregivers of people with disabilities (PwD) often abdicate their well-being due to the necessary care of their entity. Thus, this study aimed to work on sleep and digestive system physiology with PwD caregivers whom follow-up on the Rehabilitation Center of Porto Alegre (Brazil) linked to the university extension project called "Supporting and educating families of people with disabilities," stimulating the well-being of these women. As methodologies for studying physiology with caregivers, we used conversation wheels, the EPWORTH Sleepiness Scale, anatomical molds of the digestive system, and intestinal constipation questionnaire in two 90-minute meetings. Nine caregivers participated in sleep physiology activities, and it was observed that 66.6% of respondents should take better care of their sleep or had an inadequate sleep. Regarding the physiology of the digestive system, 11 caregivers participated in the activities, and 20% were considered constipated. The study of sleep and digestive system physiology allowed caregivers to think about self-care, improving their well-being, and helped the extensionists to put the University's knowledge into practice.
Keywords: Extension; Health education; Support network; Sleeping; Digestive system
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