Tão, tão distante: a extensão universitária e a (ir)relevância das periferias

  • Marcelo Minghelli Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Vanessa Souza Pereira Escola Marista Social Lúcia Mayvorne
  • Mariene Alves do Vale Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Bárbara Balbis Garcia Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Yuri Dutra Martins Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Íris Garcia Tramontim de Farias Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Curricularização da extensão, Ciência da Informação, Plano Nacional de Educação, Universidade, Comunidade

Resumo

Este artigo descreve a execução do Programa Cibercidadania, desenvolvido pelo Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, e suas contribuições para o processo de implementação da meta 12.7 do Plano Nacional de Educação, acerca da curricularização da extensão universitária. Três projetos têm sido desenvolvidos em parceria com a Escola Marista Social Lúcia Mayvorne, aproximando a academia e a comunidade. A concepção de extensão existente no Departamento se modificou, e uma nova disciplina referente à extensão foi proposta e aprovada. As ações realizadas na escola impactaram os educandos, que passaram a ter uma nova perspectiva quanto à carreira profissional e ao futuro. O artigo apresenta uma reflexão sobre os resultados parciais do programa, de modo a contribuir para a elaboração de ações de extensão que integrem à formação técnico-científica dos estudantes uma dimensão humana.

Palavras-chave: Curricularização da extensão; Plano Nacional de Educação; Ciência da Informação; Universidade; Comunidade

 

So, so far away: university extension and the (ir)relevance of the suburbs

Abstract: This article describes the execution of the Programa Cibercidadania developed by the Department of Information Science of the Federal University of Santa Catarina (Florianópolis, Santa Catarina state, Brazil) and its contributions to the process of implementing goal 12.7 of the National Education Plan regarding the curricularization of university extension. Three projects have been developed in partnership with the school Escola Marista Social Lúcia Mayvorne, bringing the academy and the community closer. The concept of extension in the University Department was modified, and a new discipline related to extension was proposed and approved. The actions produced at the school impacted the students, who started to have a new perspective about their professional career and their future. The article presents a reflection on the partial results of the program to contribute to the elaboration of extension actions that integrate a human dimension to the technical-scientific education of students.

Keywords: Extension Curricularization; National Education Plan; Information Science; University; Community

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Publicado
14-04-2021
Como Citar
MINGHELLI, M.; PEREIRA, V.; VALE, M.; GARCIA, B.; MARTINS, Y.; FARIAS, ÍRIS. Tão, tão distante: a extensão universitária e a (ir)relevância das periferias. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 1, p. 113-124, 14 abr. 2021.
Seção
Artigos