Estratégias para promoção do diálogo de saberes entre agricultores familiares e educandos sobre o bioma Pampa
Resumo
Este estudo buscou promover a disseminação de informações entre distintos sujeitos sociais sobre a importância ecológica da paisagem nos sistemas produtivos, tendo como tema gerador o conhecimento e reconhecimento de espécies botânicas nativas pelos agricultores familiares e educandos em Sant’Ana do Livramento-RS. Foram realizadas dezesseis entrevistas com os agricultores, que, depois de sistematizadas, delimitaram as estratégias de disseminação dos conteúdos aos jovens educandos. Os resultados demonstram que os agricultores entendem a importância da conservação do Pampa para seus cultivos e criação animal, percebem e utilizam o potencial econômico das espécies em sistemas tradicionais e agroflorestais. Quanto aos jovens educandos, foi possível avaliar a importância de oportunizar novos conteúdos e novas práticas pedagógicas. Além disso, os resultados permitem a reflexão da importância de conectar a pesquisa com a extensão universitária, bem como os saberes de adultos do campo com os saberes de jovens da cidade. Conclui-se que a troca de saberes é uma estratégia de valorização e conservação do bioma Pampa.
Palavras-chave: Agroecologia; Biodiversidade; Juventude; Agroflorestas
Strategies for promoting knowledge dialogue between family farmers and students about the Pampa biome
Abstract: This study sought to promote the dissemination of information between distinct social subjects about the ecological importance of the local flora in production systems. The generative theme is knowledge and recognition of native botanic species by family farmers and students in Santana do Livramento in the Rio Grande do Sul state (Brazil). Interviews with sixteen farmers were systematized and used to align strategies to disseminate content to young students. The results show that the farmers understand the importance of conservation of the Pampa for their crops and animal husbandry, perceiving the economic potential of various local species in traditional and agroforestry systems. In terms of the young students, it was possible to evaluate the importance of offering new pedagogical content and practices. The results allow a reflection on the importance of connecting research with university extension and linking the knowledge of adult farmers with young urban students. It was concluded that knowledge exchange is an important strategy for valorizing and conserving the Pampa biome.
Keywords: Agroecology; Biodiversity; Youth; Agroforests
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Copyright (c) 2021 Ketlin Vitoria Espinosa Sandim, Stefany Areva Severo, Cláudio Becker, Adriana Carla Dias Trevisan
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