O estresse na condição migratória em oficinas-piloto para brasileiros em Cambridge, EUA: “Programa Ulisses”

  • Camila Maciel Oliveira The Global Co-creation Lab, IMES, Massachusetts Institute of Technology (MIT)
  • Rebeca Simoes Brito Cultural Agents Initiative at Harvard University
  • Mercedes Balcells Global CoCreation Program, Institute for Medical Engineering and Science
  • Doris Sommer Harvard University
  • Carlos Alberto Mourão-Junior Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) https://orcid.org/0000-0001-8993-3031
  • Carlos Eduardo Siqueira School for the Environment, University of Massachusetts, Boston, Estados Unidos
Palavras-chave: Emigrantes, Imigrantes, Estresse Psicológico, Educação em saúde

Resumo

O avanço do movimento migratório evidencia sentimentos cada vez mais comuns como insegurança, medo, preocupação, desconforto, conhecidos como estresse relacionado à condição migratória. O objetivo deste relato de experiência foi descrever duas oficinas de um estudo piloto sobre estresse nessas condições. Assim, o Projeto Ulisses vem com a proposta de criar um ambiente que possibilite ao imigrante externar percepções e trabalhar possibilidades de redução do estresse enquanto estimula a promoção da saúde. A oficina foi pensada em duas atividades pilares: leitura/escuta de textos e trabalhos manuais, seguidas da reflexão sobre o processo. Ocorreram em outubro 2019 e janeiro 2020, para 11 participantes, por cerca de uma hora e meia, em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos. Observou-se que as atividades criaram um ambiente propício para os imigrantes discutirem aspectos do seu processo migratório, compartilharem experiências, estimulando à percepção individual do que poderia ser feito quanto ao autocuidado e à promoção da saúde.

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Publicado
02-07-2021
Como Citar
OLIVEIRA, C.; BRITO, R.; BALCELLS, M.; SOMMER, D.; MOURÃO-JUNIOR, C. A.; SIQUEIRA, C. E. O estresse na condição migratória em oficinas-piloto para brasileiros em Cambridge, EUA: “Programa Ulisses”. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 2, p. 245-256, 2 jul. 2021.
Seção
Artigos