Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência

  • Magna Carolina Melo Universidade Federal de São João del Rei
  • Jaqueline Gabriele Silva Universidade Federal de São João del Rei
  • Caio Godinho Caldeira Universidade Federal de São João del Rei
  • Luísa Machado dos Santos Rocha Universidade Federal de São João del Rei
  • Brenda Oliveira Universidade Federal de São João del Rei
  • Sarah Tereza Siqueira Universidade Federal de São João del Rei
  • Luís Gustavo Almeida Ribeiro Universidade Federal de São João del Rei
  • Luciana Estefani Drumond de Carvalho Universidade Fedral de São João del Rei
Palavras-chave: Adolescentes, Autocuidado, Corpo Humano, Extensão Universitária, Ensino Básico

Resumo

A adolescência é um período de transição, marcado por transformações psicossociais, biológicas e comportamentais. Conhecer e compreender o corpo humano previne danos à saúde nessa fase. O projeto “Uma visita ao corpo humano”, desenvolvido na Universidade Federal de São João del- Rei, campus Centro-Oeste (UFSJ/CCO), baseou-se em visitas ao laboratório de Anatomia Humana, a fim de oferecer aos adolescentes do ensino médio e fundamental II das escolas públicas e privadas de Divinópolis, Minas Gerais, um esclarecimento acerca dos sistemas do corpo, enfatizando a saúde e o autocuidado. Foram selecionados 6 sistemas para as discussões, para as quais utilizaram-se peças sintéticas. Durante o ano de 2017, realizaram-se 18 visitas de 15 escolas diferentes. Foram atendidos 721 alunos. Desses, 350 (48,5%) frequentadores da rede pública, e 371 (51,5%) da particular. Do total, 458 foram alunos (63,5%) do ensino fundamental e 263 (36,5%) do ensino médio. Os resultados foram positivos, visto que os estudantes obtiveram mais acertos nas perguntas do teste, após as discussões. Além disso, observou-se superioridade do conhecimento prévio dos estudantes do ensino fundamental de escolas privadas.

Palavras-chave: Adolescentes; Autocuidado; Corpo Humano; Extensão Universitária; Ensino Básico

 

 

Human anatomy as a tool to promote health education in adolescence

 

Abstract: Adolescence is a period of transition marked by psychosocial, biological, and behavioral changes. Knowing and understanding the human body prevents harm during this phase. The project “A visit to the human body” (“Uma visita ao corpo humano”) developed at the Federal University of São João del-Rei, campus Centro-Oeste (UFSJ / CCO), was based on visits to the human anatomy laboratory, in order to offer high school and elementary school adolescents from public and private schools in Divinópolis, Minas Gerais State, Brazil, an explanation about the systems of the body, emphasizing health and self-care. Six systems were selected for the discussions, in which synthetic parts were used. During 2017, 18 visits were made from 15 different schools, and 721 students were served. Of these, 350 (48.5%) attended public schools and 371 (51.5%), private ones. Of the total, 458 (63.5%) of elementary school and 263 (36.5%) of high school. The results were positive since the students scored better after the discussions. Moreover, higher knowledge was observed in primary school students from private schools.

Keywords: Adolescents; Selfcare; Human Body; Health Education; University Extension; Elementary School

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Publicado
21-09-2020
Como Citar
MELO, M.; SILVA, J.; CALDEIRA, C.; ROCHA, L.; OLIVEIRA, B.; SIQUEIRA, S.; RIBEIRO, L. G.; DRUMOND DE CARVALHO, L. Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 11, n. 3, p. 331-338, 21 set. 2020.
Seção
Artigos