O papel da divulgação científica em Astrofísica na velhice: relato de uma experiência na extensão universitária
Resumo
A divulgação das ciências exatas para grupos sociais historicamente marginalizados é um dos grandes desafios da extensão universitária neste século. O principal objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um projeto de extensão focado na divulgação cultural e científica da Astrofísica para pessoas idosas. Obtivemos, a partir da organização e execução de cursos de difusão científica de Astronomia e Astrofísica, em diferentes contextos, uma excelente aceitação de parte do público idoso, mas identificamos como maior dificuldade o convencimento dos pares na academia de que há interesse e potencial de compreensão de temas científicos nessa faixa etária. Defendemos que esse preconceito aos idosos precisa ser trabalhado e superado. Usando diferentes referenciais teóricos, apresentamos reflexões críticas, bem como discutimos a importância e o impacto de nossas atividades para potencializar e fortalecer a autoestima de pessoas idosas.
Palavras-chave: Educação em Ciências; Cultura científica; Idosos
The role of science communication in Astrophysics in old age: report of an experience in university extension
Abstract: The dissemination of the exact sciences to historically marginalized social groups is one of the greatest challenges of university outreach in this century. The main goal of this paper is to present the results of an outreach project focused on the cultural and scientific dissemination of Astrophysics for elderly people. We obtained from the organization and execution of courses of scientific dissemination of Astronomy and Astrophysics, in different contexts, an excellent acceptance by part of the elderly public, but we identified as a greater difficulty the convincing of peers in the academy that there are interest and potential for understanding scientific topics in this age group. We argue that these misconceptions against the elderly need to be worked on and overcome. Using different theoretical references, we present critical reflections, as well as discuss the importance and impact of our activities to enhance and strengthen the self-esteem of elderly people.
Keywords: Science Education; Scientific culture; Elderly
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