Curso de férias em neurociências: divulgando a ciência para alunos do ensino médio e pré-vestibular em Nova Friburgo, RJ

Palavras-chave: Carreira, Vestibular, Pequenos Grupos, Mentimeter, Sistema Nervoso

Resumo

O conhecimento em neurociências é importante à atuação de diversos profissionais da saúde, o que nos motivou a ofertar um curso de férias nesta temática aos alunos do Ensino Médio e pré-vestibular. Este relato discutirá o planejamento e as estratégias utilizadas neste curso, que faz parte do projeto de extensão consCIÊNCIA na CIÊNCIA, cujos objetivos são auxiliar os jovens na escolha da carreira profissional, aproximá-los do ambiente acadêmico e divulgar os cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Nova Friburgo. O curso de neurociências foi conduzido pela professora da disciplina e pelos graduandos em biomedicina e fonoaudiologia (UFF/Nova Friburgo). Os temas abordados foram a função e a organização do sistema nervoso, a percepção sensorial, as drogas e os neurotransmissores e as emoções e os neurônios espelho. Os recursos educacionais utilizados foram projeções convencionais ou interativas, vídeos, dinâmicas em grupo e atividades práticas. Vinte alunos participaram, os quais se mostraram engajados com as atividades propostas e avaliaram o curso, a professora e os monitores como “muito bom”. A única crítica emitida foi sobre o tempo do curso, que poderia ser expandido. Os monitores da equipe avaliaram a sua participação como importante à formação acadêmica e para a consolidação dos conhecimentos adquiridos na graduação. Alguns manifestaram o interesse pela docência e em continuar divulgando a ciência. Por fim, concluiu-se que a divulgação científica deve ser conduzida de maneira lúdica, interativa e dialógica, abordando o cotidiano. Ela é uma ‘via de mão dupla’, beneficiando tanto aqueles que a planejam, quanto os que dela participam.

Palavras-chave: Carreira; Vestibular; Pequenos Grupos; Mentimeter; Sistema Nervoso

Vacation course in neurosciences: science communication to high school and pre-college students in Nova Friburgo, RJ  

Abstract: Neuroscience knowledge is essential to several health professionals, and it motivated the offering of a vacation course about this issue to high school and pre-college students. This report will discuss the planning and strategies used in this course, as part of the extension project consCIÊNCIA na CIÊNCIA. Its main goal is to assist young students in choosing their professional careers, bring them closer to the academic environment, and disseminate the undergraduate courses offered by the Universidade Federal Fluminense (UFF) at Nova Friburgo (Rio de Janeiro state, Brazil). The neuroscience course was conducted by the neuroscience professor and undergraduate students of biomedicine and speech and language therapy. The topics covered were the function and organization of the nervous system, sensory perception, drugs and neurotransmitters, emotions, and mirror neurons. The educational resources were conventional and interactive presentations (Mentimeter), videos, group dynamics, and practice activities. Twenty students attended the course, engaged with the proposed activities, and evaluated the course, teacher, and monitors as “very good.” The only critique was the course duration, which could last longer. The undergraduate students evaluated their participation as relevant to their academic education and consolidated the knowledge acquired during their course. Some of them also expressed an interest in teaching and in acting in science communication. Finally, we concluded that science communication must be ludic, interactive, and dialogic, approaching everyday facts. It is a two-way avenue since it benefits the one planning the activities and the ones who participate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Magalhães-Silva, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica em Biomedicina, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde de Nova Friburgo, Nova Friburgo, RJ, Brazil.

Maria Luiza Mendonça de Lima, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica em Biomedicina, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde de Nova Friburgo, Nova Friburgo, RJ, Brazil.

Thaís Barbosa Ferreira Sant’Anna, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica em Biomedicina, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde de Nova Friburgo, Nova Friburgo, RJ, Brazil.

Pablo Batista Couto, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Fonoaudiologia, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Nova Friburgo, RJ, Brasil.

Marlos Passos Dias, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Fonoaudiologia, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde de Nova Friburgo, Nova Friburgo, RJ, Brazil.

Caroline Fernandes-Santos, Universidade Federal Fluminense
Profa Adjunto de Neurociencias e Neurobiologia do Instituto de Saude de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense

Referências

Andrade, D. C. M., Brum, A. K. R., Neves, R. P. S., Calvo, D. G. M., & Silva, D. M. L. (2020). Uso de ferramentas digitais interativas em encontro para o ensino da segurança do paciente. Brazilian Journal of Health Review, 3(2), 1531-1541.

Bertollo, L. P. G., Martins, R. R., & Ayres, J. R. C. M. (2018). Educação sexual e reprodutiva para adolescentes como educação entre pares: avaliação de uma experiência de extensão universitária. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 9(2), 83-91.

Cerri, B. R., Hoffmann, J. S., Rocha, L. C., Amorim, L. A., Rabelo, T. M., Moro, Y. M., ... & Ciena, A. P. (2015). Projeto de extensão: Anatomia humana para os ensinos fundamental e médio. In Congresso de extensão universitária da UNESP, 8. (pp. 1-6). Universidade Estadual Paulista – UNESP. Recuperado de: http://hdl.handle.net/11449/142695

Cohen, E. G., & Lotan, R. A. (2017). Trabalho em grupo como estratégia pedagógica. In E. G. Cohen, R. A. Lotan (Eds), Planejando o trabalho em grupo: Estratégias para salas de aula heterogêneas. (pp. 1-6). Porto Alegre: Penso.

Costa, M. J. (2014). Trabalhos em pequenos grupos: Dos mitos à realidade. Medicina (Ribeirão Preto), 47(3), 308-13.

Dias, L. S., Nazareno, E., Zanini, D. S., & Mendonça, H. (2008). Vestibular e adolescência: Perspectivas teóricas e implicações sociopsicológicas. Revista Fragmentos de Cultura, 18(4), 625-636.

Distler, R. R. (2015). Contribuições de David Ausubel para a intervenção psicopedagógica. Revista Psicopedagogia, 32(98), 191-199.

Faccioni, L. C., & Soler, R. R. (2018). Abordagem lúdica sobre os aspectos celulares do diabetes e da obesidade para alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 9(1), 27-37.

Freire, P. (1983). Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Ivanissevich, A. (2009). A missão de divulgar ciência no Brasil. Ciência e Cultura, 61(1), 4-5.

Levenfus, R. S., & Nunes, M. L. T. (2002). Principais temas abordados por jovens centrados na escolha profissional. In R. S. Levenfus, D. H. P. Soares (Orgs.), Orientação vocacional ocupacional: Novos achados teóricos, técnicos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. (pp. 61-78). Porto Alegre: Artmed.

Monerat, A. G., Silva, E. V. C., Filho, L. G. F, & Carvalho, E. M. (2014). Relato de uma experiência em divulgação e popularização de ciência. Em Extensão, 13(2), 79-86.

Mchenry, E. J. (2000). Brain hat. Recuperado de: http://ellenjmchenry.com/brain-hemisphere-hat/.

Paggiaro, P. B. S., & Calais, S. L. (2009). Stress e escolha profissional: Um difícil problema para alunos de curso pré-vestibular. Contextos Clínicos, 2(2), 97-105.

Sant’anna, L. P., Machado, C. T., Santos, C. A., & Silva, R. C. (2017). Práticas educacionais: Diferentes abordagens no ensino de histologia. Revista Ciência em Extensão, 13(4), 162-173.

Schaufeli, W. B., Salanova, M., González-Romá, V, & Bakker, A. B. (2002). The measurement of engagement and Burnout: A two sample confirmatory factor analytic approach. Journal of Happiness Studies, 3, 71-92.

Silva, A. M., Zanesco, C., Cazarotto, A. R., Borsoi, F. T., Dervanoski, C., Marolli, C., ...& Bagatini, M. D. (2016a). O ensino de ciências biológicas - Uma experiência teórico-prática com alunos do ensino médio de escolas públicas. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 7(2), 99-104.

Silva, R. P. M., Lucena, B. M., Carneiro, F. D., Emerich, A. S., Almeida, D. P. R., Salvador, H. C. M., ...& Fernandes-Santos, C. (2016b). Programa consCIÊNCIA na CIÊNCIA: Divulgação científica no Ensino Médio através de um curso de férias em Nutrição. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 7(2), 145-153.

Silva, B. N., Souza, T. G., Vieira, J. K. S., Silva, M. Z. C., Farias, V. E., Silva, L. H., ...& Assis, L. M. (2018). Imunologia nas escolas: Experiências de um projeto de extensão. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 9(2), 93-98.

Takase, E. (2003). Contribuições recentes da Neurociência à Psicologia. Revista de Ciências Humanas, 34, 441-458.

Vallely, K. S. A., & Gibson, P. (2018). Engaging students on their devices with Mentimeter. Compass: Journal of Learning and Teaching, 11(2).

Zanesco, C., Silva, A. M., Silva, D. T. R., & Bagatini, M. D. (2017). Ensino de anatomia humana: Experiência de integração da extensão universitária com ensino médio. Revista Ciência em Extensão, 13(3), 127-135.

Publicado
18-08-2020
Como Citar
MAGALHÃES-SILVA, A.; LIMA, M.; SANT’ANNA, T.; COUTO, P.; DIAS, M.; FERNANDES-SANTOS, C. Curso de férias em neurociências: divulgando a ciência para alunos do ensino médio e pré-vestibular em Nova Friburgo, RJ. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 11, n. 2, p. 247-259, 18 ago. 2020.
Seção
Artigos