Curso de férias em neurociências: divulgando a ciência para alunos do ensino médio e pré-vestibular em Nova Friburgo, RJ
Resumo
O conhecimento em neurociências é importante à atuação de diversos profissionais da saúde, o que nos motivou a ofertar um curso de férias nesta temática aos alunos do Ensino Médio e pré-vestibular. Este relato discutirá o planejamento e as estratégias utilizadas neste curso, que faz parte do projeto de extensão consCIÊNCIA na CIÊNCIA, cujos objetivos são auxiliar os jovens na escolha da carreira profissional, aproximá-los do ambiente acadêmico e divulgar os cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Nova Friburgo. O curso de neurociências foi conduzido pela professora da disciplina e pelos graduandos em biomedicina e fonoaudiologia (UFF/Nova Friburgo). Os temas abordados foram a função e a organização do sistema nervoso, a percepção sensorial, as drogas e os neurotransmissores e as emoções e os neurônios espelho. Os recursos educacionais utilizados foram projeções convencionais ou interativas, vídeos, dinâmicas em grupo e atividades práticas. Vinte alunos participaram, os quais se mostraram engajados com as atividades propostas e avaliaram o curso, a professora e os monitores como “muito bom”. A única crítica emitida foi sobre o tempo do curso, que poderia ser expandido. Os monitores da equipe avaliaram a sua participação como importante à formação acadêmica e para a consolidação dos conhecimentos adquiridos na graduação. Alguns manifestaram o interesse pela docência e em continuar divulgando a ciência. Por fim, concluiu-se que a divulgação científica deve ser conduzida de maneira lúdica, interativa e dialógica, abordando o cotidiano. Ela é uma ‘via de mão dupla’, beneficiando tanto aqueles que a planejam, quanto os que dela participam.
Palavras-chave: Carreira; Vestibular; Pequenos Grupos; Mentimeter; Sistema Nervoso
Vacation course in neurosciences: science communication to high school and pre-college students in Nova Friburgo, RJ
Abstract: Neuroscience knowledge is essential to several health professionals, and it motivated the offering of a vacation course about this issue to high school and pre-college students. This report will discuss the planning and strategies used in this course, as part of the extension project consCIÊNCIA na CIÊNCIA. Its main goal is to assist young students in choosing their professional careers, bring them closer to the academic environment, and disseminate the undergraduate courses offered by the Universidade Federal Fluminense (UFF) at Nova Friburgo (Rio de Janeiro state, Brazil). The neuroscience course was conducted by the neuroscience professor and undergraduate students of biomedicine and speech and language therapy. The topics covered were the function and organization of the nervous system, sensory perception, drugs and neurotransmitters, emotions, and mirror neurons. The educational resources were conventional and interactive presentations (Mentimeter), videos, group dynamics, and practice activities. Twenty students attended the course, engaged with the proposed activities, and evaluated the course, teacher, and monitors as “very good.” The only critique was the course duration, which could last longer. The undergraduate students evaluated their participation as relevant to their academic education and consolidated the knowledge acquired during their course. Some of them also expressed an interest in teaching and in acting in science communication. Finally, we concluded that science communication must be ludic, interactive, and dialogic, approaching everyday facts. It is a two-way avenue since it benefits the one planning the activities and the ones who participate.
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Copyright (c) 2020 Andressa Magalhães-Silva, Maria Luiza Mendonça de Lima, Thaís Barbosa Ferreira Sant’Anna, Pablo Batista Couto, Marlos Passos Dias, Caroline Fernandes-Santos
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