Implementação de tecnologia educativa para alta hospitalar de paciente com estoma: relato de experiência

  • Angélica Dalmolin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Giovana Sangiogo Dallabrida Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Eduardo da Silva Gomes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Evelyn Boeck dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Gabriela Camponogara Rossato Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Palavras-chave: Educação em saúde, Estomia, Família, Enfermagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever a experiência do desenvolvimento de um projeto de extensão mediado pela implementação de uma tecnologia audiovisual, como recurso para intervenção educativa de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência procedente de um projeto de extensão intitulado “Educação em saúde com famílias de pessoas portadoras de colostomia no pós-operatório, por meio de um vídeo educativo”, que intencionou desenvolver ações de educação em saúde a partir da utilização de um vídeo, como subsídio para preparo da alta hospitalar de pacientes submetidos a cirurgia de confecção de estoma intestinal. As atividades, até o momento, alcançaram 104 participantes, sendo desenvolvidas de forma personalizada, conforme a realidade e singularidade trazidas por cada paciente e familiar e/ou cuidador, incentivando-os a serem sujeitos ativos no seu processo terapêutico, e salientando a importância da família como fonte de apoio. A utilização da tecnologia educativa facilitou o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para o cuidado e autocuidado do estoma e equipamento coletor, e permitiu contextualizar informações e orientações essenciais para a alta hospitalar, favorecendo o regresso ao domicílio e a continuidade do cuidado.

Palavras-chave: Educação em saúde; Estomia; Família; Enfermagem

Implementation of educational technology for hospital high of patients with a stoma: an experience report

Abstract: This study aims to describe the experience of developing an extension project mediated by the implementation of audiovisual technology as a resource for educational nursing intervention. The article is an experience report originated from a project entitled “Health education with families of people with colostomy in the postoperative period, through an educational video”, which intended to develop health education actions based on the use of a video as a subsidy to prepare hospital discharge for patients who underwent bowel surgery. The activities, so far, reached 104 participants, being developed in a personalized way, according to the reality and uniqueness brought by each patient and family member and / or caregiver, encouraging them to be an active subject in their therapeutic process and emphasizing the importance of the family as a source of support. The use of educational technology facilitated the development of knowledge and skills for the care and self-care of stoma and collection equipment and allowed to contextualize essential information and guidelines for hospital discharge, favoring returning to the home and the continuity of care.

Keywords: Health Education; Ostomy; Family; Nursing

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Coelho, A. R., Santos, F. S., & Poggeto, M. T. D. (2013). A estomia mudando a vida: Enfrentar para viver. Revista Mineira de Enfermagem, 17(2), 258-267.

Costa, T.C., Girardon-Perlini, N.M.O., Gomes, J.S., Dalmolin, A., Coppetti, L.C., & Rossato, G.C. (2018). Aprender a cuidar de estoma e as contribuições de um vídeo educativo. Journal of Nursing and Health, 8(3), e188301.

Dalmolin, A., Girardon-Perlini, N. M. O., Coppetti, L. C., Rossato, G. C., & Gomes, J. S. (2016). Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares. Revista Gaúcha de Enfermagem, 37(esp), e68373.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. (2013). Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: FORPROEX.

Lenza, N. F. B., Buetto, L. S., Vieira, F. S., Oliveira, M. S., Teles, A. A. S., & Sonobe, H. M. (2015). Necessidades do estomizado intestinal em seguimento oncológico: Revisão integrativa. Revista de Enfermagem da UFPE on line, 9(6), 8715-8724.

Mendonça, S. N., Lameira, C. C., Souza, N. V. D. O., Costa, C. C. P., Maurício, V. C., & Silva, P. A. S. S. (2015). Orientações de enfermagem e implicações para a qualidade de vida de pessoas estomizadas. Revista de Enfermagem da UFPE on line, 9(1), 296-304.

Razera, A. P. R., Buetto L. S., Lenza, N. F. B., & Sonobe, H. M. (2013). Vídeo educativo: Estratégia de ensino-aprendizagem para pacientes em tratamento quimioterápico. Ciência, Cuidado e Saúde, 13(1), 173-178.

Ribeiro, M. R. F., Pontes, V. M. A., & Silva, E. A. (2017). A contribuição da extensão universitária na formação acadêmica: Desafios e perspectivas. Revista Conexão UEPG, 13(1), 52-65.

Rosa, B. V. C. (2015). Desenvolvimento e validação de um vídeo educativo para famílias de pessoas com colostomia por câncer (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Rosa, B. V. C., Girardon-Perlini, N. M. O., Guerrero, N. S. G., Nietsche, E. A., Beuter, M., & Dalmolin, A. (2019). Desenvolvimento e validação de tecnologia educativa audiovisual para famílias e pessoas com colostomia por câncer. Texto & Contexto Enfermagem, 28, e20180053.

Salbego, C., Niestche, E. A., Teixeira, E., Bock, A., & Cassenote, L. G. (2017). Tecnologias cuidativo-educacionais: Um conceito em desenvolvimento. (1.ed.). Porto Alegre: Moriá.

Santos, J. H. S., Rocha, B. F., & Passaglio, K. T. (2016). Extensão Universitária e formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 7(1), 23-28.

Smeltzer, S. C., & Bare, B. C. (2015). Brunner & Suddarth, Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Vasconcellos, F. M., & Xavier, Z. D. M. (2015). O enfermeiro na assistência do cliente colostomizado baseado na teoria de Orem. Revista Científica de Enfermagem, 5(14), 25-37.

Publicado
27-10-2020
Como Citar
DALMOLIN, A.; DALLABRIDA, G.; GOMES, E.; SANTOS, E.; ROSSATO, G.; GIRARDON-PERLINI, N. Implementação de tecnologia educativa para alta hospitalar de paciente com estoma: relato de experiência. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 11, n. 3, p. 389-396, 27 out. 2020.
Seção
Artigos