A LIGA DE NEUROCIÊNCIAS: A COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA NOS ESTUDOS NEUROLÓGICOS COM BASE EM AÇÕES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

  • Carlos Henrique Ferreira Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • João Remí Freitas Júnior Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Karine Cim Assenço Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Eduardo Antunes Martins Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Marcelo Rezende Young-Blood Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Instituições Acadêmicas, Neurociências, Educação Superior, Educação de Graduação em Medicina, Relações Comunidade-Instituição

Resumo

A Liga Acadêmica de Neurociências é um projeto extensionista composto por um grupo de estudantes, coordenado por professores da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, dedicados a se aprofundarem nas ciências neurológicas, ampliarem o conhecimento nas principais doenças da área das neurociências e atenderem as demandas da população sobre o tema. Os membros são designados por meio de um processo seletivo que ocorre anualmente. A liga abrange as três modalidades clássicas de aprendizado: Ensino, Pesquisa e Extensão. Na área de Ensino, há reuniões semanais sobre um assunto preestabelecido nas áreas de neurologia clínica, psiquiatria e neurocirurgia. Na Pesquisa, os alunos que apresentam interesse realizam projeto em iniciação científica sob a coordenação dos professores responsáveis pela liga. Por fim, na Extensão, os acadêmicos acompanham atendimentos nos ambulatórios de Neurologia do HURCG – Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais – e praticam atividades direcionadas para a população, como palestras sobre AVC (Acidente Vascular Cerebral). A cada ano, novas ideias têm sido implantadas para enriquecer o conhecimento dos acadêmicos.

Palavras-chave: Instituições Acadêmicas, Neurociências, Educação Superior, Educação de Graduação em Medicina, Relações Comunidade-Instituição.

The Neuroscience League: the academic complementation at neurological studies based on actions of education, research and extension

Abstract: The Neuroscience Academic League is a university extension project composed of students supervised by professors from UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brazil). This group is dedicated to delving into neurosciences, expanding their knowledge in the fields of major neuroscience-related diseases, as well as meeting the demands of the population on the subject. The members of the project are appointed through a selection process which takes place annually. The league covers the three classical learning methods: Teaching, Research and Extension. In the teaching, there are weekly meetings on predetermined subject fields of clinical neurology, psychiatry and neurosurgery. In the research, students who show interest can take part in undergraduate projects under the supervision of the professors in charge of the league. And finally, in the university extension the students can provide assistance in the Neurology ambulatories at HURCG (Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais) and develop other activities such as lectures to the general public on the topic of cerebrovascular accidents (CVA). Every year, new ideas have been implemented to enrich the knowledge of the participants involved.

Keywords: Academic Institutions, Neurosciences, Higher Education, Undergraduate Medical Education, Community-Institutional Relations.

La Liga de Neurociencia: los estudios de complementación académica en neurologia basados en acciones de docencia, investigación y extensión

Resumen: La Liga Académica de Neurociencias es un proyecto de extensión que comprende un grupo de alumnos, coordinados por profesores de la UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil, dedicado a profundizar en las neurociencias, ampliar los conocimientos en el área de las enfermedades principales relacionadas con las neurociencias y satisfacer las demandas de la población sobre el tema. Los miembros son nombrados a través de un proceso de selección que se lleva a cabo anualmente. La liga cubre los tres métodos clásicos de aprendizaje: Enseñanza, Investigación y Extensión. En la Enseñanza, hay reuniones semanales en áreas predeterminadas de clínica de neurología, psiquiatría y neurocirugía. En la Investigación, los estudiantes que tienen interés realizan proyectos de investigación, bajo la supervisión de los profesores de la liga. Por último, en la extensión, académicos acompañan asistencias en las consultas externas de Neurología en HURCG - Hospital de Campos Gerais de la Universidade Regional - y participan en actividades dirigidas a la población como conferencias sobre accidentes cerebrovasculares. Cada año, nuevas ideas se han aplicado para enriquecer el conocimiento de los académicos.

Palabras-clave: Instituciones Académicas, Neurociencias, Educación Superior, Educación Médica de Pregrado, Relaciones comunitario-institucionales.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Ferreira Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina

Residencia Médica em Neurologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná

Mestrado e Doutorado em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto de Neurologia e Neurociências do Departamento de Medicina da UEPG

Vice-Coordenador do Curso de Medicina e Diretor Acadêmico do Hospital Universitário da UEPG

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LIGAS ACADÊMICAS DE MEDICINA. Diretrizes Nacionais de Ligas Acadêmicas de Medicina. 2010. Disponível em: < http://www.ablam.org.br/diretrizes_nacionais .html>. Acesso em: 20 fev. 2014.

ATALAIA-SILVA, K. C.; RIBEIRO, P. C. C.; LOURENÇO, R. A. Epidemiologia das demências. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, v. 1, n.7, p. 46-71, 2008.

BACHESCHI, L. A.; GUERREIRO, C. A. M. Situação das neurociências no Brasil: neurociências clínicas. Ciência e Cultura, v. 56, n. 1, p. 25-26, 2004.

CORRÊA, E. J. Extensão universitária, política institucional e inclusão social. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 1, n.1, p. 12-15, 2003.

EU JOINT PROGRAMME. Neurodegenerative Disease Research. [s.n.]. Disponível em < http://www. neurodegenerationresearch.eu/about/ >. Acesso em: 23 fev. 2014.

FERREIRA, L. R. O. Neuroepidemiologia no mundo: o particular em Portugal. Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina, Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2011.

HAMAMOTO FILHO, P. T.; VENDITTI, V. C.; OLIVEIRA, C. C.; VICENTINI, H. C.; SCHELLINI, S. A. Ligas Acadêmicas de Medicina: extensão das ciências médicas à sociedade. Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 1, p. 126-133, 2011.

HOPPEN, N. H. F; VANZ, S. A. S. Tendências da pesquisa brasileira em Neurociências. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC), 4., 2014, Recife, Pernambuco, Brasil, v. 4, POSTER-28, 2014, Disponível em < http://www.brapci.inf.br /_repositorio/2014/05/pdf_c714184cab_0014376.pdf> Acesso em: 06 nov. 2014.

NOGUEIRA, M. D. P. Extensão Universitária: Diretrizes conceituais e Políticas. Belo Horizonte: PROEX / UFMG, 2000.

PERES, C. M.; ANDRADE, A. S.; GARCIA, S. B. Atividades extracurriculares: multiplicidade e diferenciação necessárias ao currículo. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 31, n. 3, p. 203-211, 2007.

TAVARES, A. P.; CARDOSO, S. A. V.; DANTAS, N. G. T.; LOPES, G. C.; FONSECA JÚNIOR, C. A. F. O currículo paralelo dos estudantes de medicina e a extensão universitária. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2., 2004, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Anais eletrônicos..., Belo Horizonte: UFMG, 2004. Disponível em: < https://www.ufmg.br/congrext/Educa /Educa116.pdf >. Acesso em: 23 fev. 2014.

TORRES, A. R.; OLIVEIRA, G. M. D.; YAMAMOTO, F. M.; LIMA, M. C. P. Academic Leagues and medical education: contributions and challenges. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.12, n. 27, p.713-720, 2008.

Publicado
21-11-2014
Como Citar
CAMARGO, C. H.; FREITAS JÚNIOR, J. R.; ASSENÇO, K.; MARTINS, E.; YOUNG-BLOOD, M. A LIGA DE NEUROCIÊNCIAS: A COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA NOS ESTUDOS NEUROLÓGICOS COM BASE EM AÇÕES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 5, n. 2, p. 47-53, 21 nov. 2014.
Seção
Artigos