Educação em saúde como estratégia articulada entre Farmácia Universitária e Escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro para a promoção do uso racional de medicamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2023v14n1.11306

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Educação básica, Automedicação

Resumo

O uso racional de medicamentos é um componente-chave das recomendações da OMS para a assistência à saúde. Logo, ações de educação em saúde que o promovam são fundamentais para melhores indicadores de saúde, qualidade de vida e redução de gastos públicos. O presente trabalho descreve as experiências da ação “O remédio é a informação”, cujas atividades em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro integram o projeto de extensão multidisciplinar “Estabelecimento de uma relação multidisciplinar construtiva com as escolas públicas: uma contribuição da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro”. Três escolas receberam a equipe de pesquisa e, com base nas demandas levantadas por seus docentes, os estudantes da Farmácia Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro produziram materiais educativos e, em parceria com seus professores, planejaram campanhas educativas. As oficinas foram realizadas entre os anos 2016 e 2019. As ações reuniram 23 professores e cerca de 2900 alunos do ensino fundamental e médio. Ademais, a Farmácia Universitária recebeu cerca de 150 escolares no mesmo período em seus laboratórios. A experiência de participar de atividades pedagógicas para além dos limites da universidade criou novas oportunidades de aprendizagem e ensino para os estudantes. A atividade de extensão através do intercâmbio de vivências trouxe benefícios para todos os participantes e promoveu a conscientização da comunidade a respeito do uso racional de medicamentos.

Palavras-chave: Promoção da saúde; Educação básica; Automedicação

Health education as an articulated strategy between university pharmacy and public schools in the state of Rio de Janeiro to promote the rational use of medicines

Abstract:  The rational use of medicines is a crucial component of the WHO health care recommendations. Therefore, its promotion through health education is essential for better health indicators, quality of life, and reduce public expenses. This work describes the experiences of the project called 'Information is the medicine', whose activities in public schools in the state of Rio de Janeiro are part of the multidisciplinary extension project entitled "Establishment of a constructive multidisciplinary relationship with public schools: a contribution from the Faculty of Pharmacy at the Federal University of Rio de Janeiro." The research team visited three schools and, based on the demands raised by their teaching staff, the University Pharmacy interns produced educational materials and, in partnership with their professors, planned educational campaigns. The workshops were held between 2016 and 2019. The actions brought together 23 teachers and about 2900 elementary and high school students. In addition, the University Pharmacy laboratories were visited by about 150 students in the same period. The experience in pedagogical activities beyond the confines of the university has created novel learning and teaching opportunities for students. The extension activity through the exchange of experiences benefited all participants and promoted community awareness toward the rational use of medicines.

Keywords: Health promotion; Basic education; Self-medication

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Biografia do Autor

  • Ligia Chaves de Freitas Farias, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Graduada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da UFRJ, Mestre em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Nanobiosistemas da UFRJ.

  • Luis Phillipe Nagem Lopes, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Aluno de graduação do Curso de Farmácia da UFRJ.

     

  • Márcia Maria Barros dos Passos, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Profa. de Farmácia Hospitalar e Farmacovilângia do Departamento de Medicamentos, Faculdade de Farmácia da UFRJ, Doutorado em Saúde Coletiva (UERJ).

  • Juliana Patrão de Paiva, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Farmacêutica na Farmácia Universitária da Faculdade de Farmácia da UFRJ, Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas, UFRJ.

  • Fortune Homsani, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Farmacêutica na Farmácia Universitária da Faculdade de Farmácia da UFRJ, Mestrado em Ciências Farmacêuticas, UFRJ.

  • Zaida Maria Faria de Freitas, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Farmacêutica e pesquisadora na Farmácia Universitária da Faculdade de Farmácia da UFRJ, Doutorado em Fármacos e Medicamentos (FCF/USP Capital).

  • Elisabete Pereira dos Santos, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Coordenadora do Programa de Extensão Farmácia Universitária, Profa. de Dermocosméticos do Departamento de Fármacos e Medicamentos, Faculdade de Farmácia da UFRJ - Doutorado em Química Orgânica - IME.

  • Theo Luiz Ferraz de Souza, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Professor Associado do Departamento de Fármacos e Medicamentos da Faculdade de Farmácia da UFRJ - Doutorado em Química Biológica, UFRJ.

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Publicado

25-04-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FARIAS, Ligia Chaves de Freitas; LOPES, Luis Phillipe Nagem; DOS PASSOS, Márcia Maria Barros; DE PAIVA, Juliana Patrão; HOMSANI, Fortune; DE FREITAS, Zaida Maria Faria; DOS SANTOS, Elisabete Pereira; SOUZA, Theo Luiz Ferraz de. Educação em saúde como estratégia articulada entre Farmácia Universitária e Escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro para a promoção do uso racional de medicamentos. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 14, n. 1, p. 13–23, 2023. DOI: 10.36661/2358-0399.2023v14n1.11306. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11306. Acesso em: 30 mar. 2025.