Um projeto socioeducativo com crianças e jovens do Lar da Menina
Resumo
O fortalecimento de laços e vínculos possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e no desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, bem como precavendo situações de vulnerabilidade. Logo, uma das tarefas relevantes dos projetos socioeducativos é permitir aos participantes condições para que possam se assumir enquanto seres sociais, críticos, históricos, pensantes e transformadores. Assim, este ensaio tem por finalidade apresentar o projeto socioeducativo de extensão desenvolvido com as crianças e adolescentes em vulnerabilidade social na Ação Social Getuliense Nossa Senhora da Salete - Lar da Menina, em Getúlio Vargas/RS. Realizaram-se oficinas (rodas de conversa, atividades práticas e lúdicas, dinâmicas, esportes) voltadas para a socialização, o diálogo, a conscientização, a prevenção, o desenvolvimento da autonomia, a escuta, o acolhimento, a complementação de ações da família e da comunidade na proteção e desenvolvimento das crianças e adolescentes, a ampliação do universo informacional, entre outros. Apresenta-se a experiência e a contribuição das ações socioeducativas para a autonomia do sujeito e o fortalecimento de laços e vínculos. Conclui-se que o projeto socioeducativo tem contribuído para a formação de seus participantes enquanto seres autônomos e críticos, bem como tem fortalecidos os laços e vínculos.
Palavras-chave: Organizações Não-Governamentais; Socioeducativo; Vínculos Sociais; Autonomia
Socio-educational project with child and young people in the ‘Lar da Menina’ House
Abstract: The strengthening of social ties and bonds has a preventive character, based on the human rights defense, and the development of the individual potential capacities, as well as to prevent situations of vulnerability. Therefore, one of the relevant tasks of socio-educational projects is to provide participants with conditions so that they can come out as social, critical, historical, thinking, and transforming beings. Thus, this essay aims to present the socio-educational extension project developed with children and adolescents in social vulnerability at the “Ação Getuliense Nossa Senhora da Salete - Lar da Menina”, in Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul State, Brazil. Workshops (conversation circles, practical and playful activities, dynamics, sports) were held aimed at socialization, dialogue, awareness, prevention, development of autonomy, listening, welcoming, complementing family actions and community in the protection and development of children and adolescents, expansion of the informational universe, among others. The experience and the contributions of the socio-educational actions for the subject's autonomy and strengthening bonds are presented. It is concluded that the socio-educational project contributed to the formation of its participants as autonomous and critical beings, as well as strengthening social ties and bonds.
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