CONSTRUÇÃO DE PROJETOS LÚDICOS EM SAÚDE ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES EM FRAMINGHAM, MASSACHUSETTS, ESTADOS UNIDOS
Resumo
Resumo: É essencial o desenvolvimento de atividades que tangenciem a promoção de padrões alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física, tendo em vista o aumento da morbi-mortalidade relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis. Sendo o ambiente escolar favorável para a inserção destas ações de larga escala, o programa “Little Hearts Changing Lives” (LHCL) foi idealizado para o público infantil. Este, além de empregar conceitos da Aprendizagem Criativa, também incorpora algumas das estratégias traçadas a partir de métodos participativos de pesquisa, e a utilização de instrumentos validados, que potencialmente sensibilizem o público-alvo durante workshops para educadores. Em fase de expansão nos Estados Unidos, este programa foi direcionado à população imigrante brasileira naquele país, através de Oficinas de Capacitação destinadas a educadores, em Framingham (Massachusetts, E U. A.) e região. Foram contemplados no total 18 educadores, em dois módulos com temáticas distintas, totalizando 10 horas/aula cada um. A prevenção de fatores de risco para doenças cardiovasculares foi proposta através da metodologia descrita no manual LHCL. Observamos, por depoimentos, que a estratégia proposta pelo LHCL pode contribuir para o aumento do escopo de conhecimento destes profissionais, além de ofertar ferramentas didáticas e pedagógicas que possam facilitar o processo de aprendizagem pelo público infantil.
Palavras-chave: Teoria de Crenças em Saúde; Educação; Capacitação de Professores; Nutrição
Construction of playful health projects through training of educators in Framingham, Massachusetts, United States
Abstract: It is essential to develop activities that promote the promotion of healthy dietary patterns and the regular practice of physical activity, in order to increase morbidity and mortality related to chronic non-communicable diseases. Since the school environment was considered favorable for the inclusion of these large-scale actions, the "Little Hearts Changing Lives" (LHCL) program was idealized for children. Employing Creative Learning concepts additionally incorporates some of the strategies drawn from participatory research methods and the use of validated tools that potentially sensitize the target audience during workshops for educators. In the expansion phase in the United States, this program was then directed to the Brazilian immigrant population through Training Workshops for educators in Framingham and region. A total of 18 educators were considered, in two modules with distinct themes, totaling 10 hours each. The prevention of risk factors for cardiovascular diseases was proposed through the methodology described in the LHCL manual. We have observed that the strategy proposed by the LHCL can contribute to increasing the knowledge scope of these professionals, as well as offering didactic and pedagogical tools that can facilitate the process of learning by the children.
Keywords: Health Belief Theory; Education; Teacher Training; Nutrition
Construcción de proyectos lúdicos en salud a través de la capacitación de educadores en Framingham, Massachusetts, Estados Unidos
Resumen: Es esencial el desarrollo de actividades que conciencien la promoción de patrones de alimentos saludables y la práctica regular de actividad física con vistas al aumento de la morbi-mortalidad relacionadas con las enfermedades crónicas no transmisibles (DCNT). Siendo el ambiente escolar considerado favorable para la inserción de estas acciones a gran escala, el programa Little Hearts Changing Lives (LHCL) fue creado. Este, además de emplear conceptos del Aprendizaje Creativo también incorpora estrategias trazadas a partir de métodos participativos de investigación y la utilización de instrumentos validados que potencialmente sensibilicen al público objetivo. En fase de expansión en los Estados Unidos, este programa fue dirigido a la población inmigrante brasileña a través de Talleres de Capacitación destinados a educadores en Framingham y región. Se contemplaron en total 18 educadores, en dos módulos con temas distintos, totalizando 10 horas / clase cada uno. La prevención de factores de riesgo para enfermedades cardiovasculares fue propuesta a través de la ludicidad y la utilización de piezas de teatro rimadas, a partir del paso a paso sugerido por el manual LHCL. En el presente trabajo se analizan los resultados obtenidos en el análisis de los resultados obtenidos en el análisis de los resultados obtenidos.
Palabras-clave: Teoría de Creencias en Salud; Educación; Capacitación de Profesores; Nutrición
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