A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROCESSO

  • Vanessa Aina Person
  • Daniele Bremm Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich
Palavras-chave: Investigação-formação-ação, Ensino de ciências, Diálogo formativo

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir os elementos constitutivos presentes no processo de formação continuada, buscando abordar particularmente alguns dos principais processos desenvolvidos, na tentativa de compreendê-los como aspectos importantes da formação em Ciências. Assim, passamos a analisar como o diálogo passa a constituir os sujeitos professores em formação, que partilham um ambiente coletivo e colaborativo. Neste sentido, torna-se uma categoria indispensável à formação. Os movimentos formativos desencadeados no Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), por meio do projeto de extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências, nos permitiram reconhecer a relevância de elementos que se tornam formativo-constitutivos do processo de formação de professores. Entre eles, podemos citar o diálogo formativo, o espelhamento de práticas, a sistematização de experiências, e as escritas narrativas reflexivas, compondo o modelo em defesa: Investigação-Formação-Ação.

Palavras-chave: Investigação-formação-ação; Ensino de ciências; Diálogo formativo

 

 

Continuing education of science teachers: constituent elements of the process

Abstract: This text aims to discuss the constituent elements present in the process of continuous training, seeking to address individually some of the main processes employed in the attempt to understand them as important elements of the formation in Sciences. Thus, we begin to discuss how the dialogue constitutes the teachers as subjects in formation, who share a collective and collaborative environment. In this sense, it becomes an indispensable category to the formation. The formative movement was initiated by the Study and Research Group in Science and Mathematics Education (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM) through the Extension Project ‘Formative Cycles in Science Education’, which allowed us to recognize the importance of elements that become formative-constitutive of the teacher training process. Among them, we can mention the formative dialogue, the systematization of experiences, and the reflexive narrative writings, which composing the model in defense: Research-Training-Action.

Keywords: Research-training-action; Science teaching; Formative dialogue

 

La formación permanente del profesorado de ciencias: elementos constitutivos del proceso

Resumen: Este texto tiene como objetivo discutir los elementos constitutivos presentes en el proceso de formación permanente, buscando enfocar especialmente algunos de los principales procesos desarrollados, en el intento de comprenderlos como aspectos importantes de la formación en Ciencias. Luego, pasamos a analizar como el diálogo pasa a constituir los sujetos y a conducir a la reflexión de profesores en formación, que comparten un ambiente colectivo y colaborativo y, por consiguiente, se convierte en una categoría indispensable para la formación. Los movimientos formativos desencadenados en el  Grupo de Estudios y Pesquisa en Enseñanza de Ciencias y Matemáticas (GEPECIEM), a través del proyecto de Extensión ‘Ciclos Formativos en la Enseñanza de Ciencias’, nos permitieron reconocer la relevancia de principios que se convierten formativo-constitutivos del proceso de formación del profesorado. Entre ellos, podemos citar el diálogo formativo, el reflejo de prácticas, la sistematización de experiencias y los escritos narrativos reflexivos, componiendo el modelo en defensa: Investigación-Formación-Acción.

Palabras-clave: Investigación-formación-acción; Enseñanza de Ciencias; Diálogo Formativo

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Publicado
30-10-2019
Como Citar
PERSON, V.; BREMM, D.; GÜLLICH, R. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROCESSO. REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, v. 10, n. 3, p. 141-147, 30 out. 2019.
Seção
Artigos