A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROCESSO

  • Vanessa Aina Person
  • Daniele Bremm Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich
Palavras-chave: Investigação-formação-ação, Ensino de ciências, Diálogo formativo

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir os elementos constitutivos presentes no processo de formação continuada, buscando abordar particularmente alguns dos principais processos desenvolvidos, na tentativa de compreendê-los como aspectos importantes da formação em Ciências. Assim, passamos a analisar como o diálogo passa a constituir os sujeitos professores em formação, que partilham um ambiente coletivo e colaborativo. Neste sentido, torna-se uma categoria indispensável à formação. Os movimentos formativos desencadeados no Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), por meio do projeto de extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências, nos permitiram reconhecer a relevância de elementos que se tornam formativo-constitutivos do processo de formação de professores. Entre eles, podemos citar o diálogo formativo, o espelhamento de práticas, a sistematização de experiências, e as escritas narrativas reflexivas, compondo o modelo em defesa: Investigação-Formação-Ação.

Palavras-chave: Investigação-formação-ação; Ensino de ciências; Diálogo formativo

 

 

Continuing education of science teachers: constituent elements of the process

Abstract: This text aims to discuss the constituent elements present in the process of continuous training, seeking to address individually some of the main processes employed in the attempt to understand them as important elements of the formation in Sciences. Thus, we begin to discuss how the dialogue constitutes the teachers as subjects in formation, who share a collective and collaborative environment. In this sense, it becomes an indispensable category to the formation. The formative movement was initiated by the Study and Research Group in Science and Mathematics Education (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM) through the Extension Project ‘Formative Cycles in Science Education’, which allowed us to recognize the importance of elements that become formative-constitutive of the teacher training process. Among them, we can mention the formative dialogue, the systematization of experiences, and the reflexive narrative writings, which composing the model in defense: Research-Training-Action.

Keywords: Research-training-action; Science teaching; Formative dialogue

 

La formación permanente del profesorado de ciencias: elementos constitutivos del proceso

Resumen: Este texto tiene como objetivo discutir los elementos constitutivos presentes en el proceso de formación permanente, buscando enfocar especialmente algunos de los principales procesos desarrollados, en el intento de comprenderlos como aspectos importantes de la formación en Ciencias. Luego, pasamos a analizar como el diálogo pasa a constituir los sujetos y a conducir a la reflexión de profesores en formación, que comparten un ambiente colectivo y colaborativo y, por consiguiente, se convierte en una categoría indispensable para la formación. Los movimientos formativos desencadenados en el  Grupo de Estudios y Pesquisa en Enseñanza de Ciencias y Matemáticas (GEPECIEM), a través del proyecto de Extensión ‘Ciclos Formativos en la Enseñanza de Ciencias’, nos permitieron reconocer la relevancia de principios que se convierten formativo-constitutivos del proceso de formación del profesorado. Entre ellos, podemos citar el diálogo formativo, el reflejo de prácticas, la sistematización de experiencias y los escritos narrativos reflexivos, componiendo el modelo en defensa: Investigación-Formación-Acción.

Palabras-clave: Investigación-formación-acción; Enseñanza de Ciencias; Diálogo Formativo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7.ed. São Paulo: Corteza, 2010.

ARAGÃO, R. M. R. Memórias de formação e docência: bases para a pesquisa narrativa e biográfica. In: CHAVES, Silvia N.; BRITO, Maria R. (Orgs). Formação e docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belém: CEFUJ, 2011. p. 13-36.

CARR, W.; KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza: investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2001.

GÜLLICH, R. I. C. Investigação-Formação-Ação em Ciências: um caminho para reconstruir a relação entre livro didático, o professor e o ensino. Curitiba: Prismas, 2013.

IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro, 2008.

KIEREPKA, J. S. N.; GÜLLICH, R. I. C. La formación continua de profesores de ciencias: constitución docente por la narración reflexiva. Revista de Educación en Biología, v. 16, n. 2, p. 56-66, 2013.

KIEREPKA, J. S. N.; GÜLLICH, R. I. C. O desencadeamento do diálogo formativo pelo compartilhamento de narrativas em um contexto colaborativo de formação de professores de Ciências e Biologia. REIEC (Buenos Aires), v. 12, n. 1, p. 55-67, 2016.

MORAES, R. Educar pela pesquisa: exercício de aprender a aprender. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. do R. (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 93-103.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Trad. G. Cunha, C. Hespanha, C. Afonso e J. A. S. Tavares. 2. ed. Lisboa: Instituto Inovação Educacional, 1995.

PERSON, V. A.; BOSZKO, C.; GULLICH, R. I. C. A sistematização de práticas pedagógicas na formação continuada de professores de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CICLOS DE ESTUDOS DA PEDAGOGIA (ENACED), 17, 2015, Santa Rosa. Anais... Santa Rosa: UNIJUÍ, 2015.

PERSON, V. A.; GÜLLICH, R. I. C. O espelhamento de práticas desencadeando a reflexão na formação continuada de professores de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CICLO DE ESTUDOS DA PEDAGOGIA, 16, 2013, Santa Rosa. Anais ... Santa Rosa: Editora UNIJUÍ, 2013.

PERSON, V. A.; GULLICH, R. I. C. O Papel da Sistematização de Experiências como mediador da Formação de Professores In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (SINTEC), 3, 2014, Rio Grande. Anais... Rio Grande: FURG, 2014. Disponível em: < http://www.casaleiria.com.br/sintec3/sintec3.htm >

PERSON, V. A.; GÜLLICH, R. I. C. Concepções de ensino e a prática reflexiva na formação continuada de professores de Ciências e Biologia. In: EREBIO SUL, 7, 2015, Criciúma. Anais... Criciúma: Ed. UNESC, 2015a.

PERSON, V. A.; GÜLLICH, R. I. C. Compreendendo a investigação-ação como modelo formativo e a reflexão como um instrumento de constituição de professores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CIECITEC), 3, 2015, Santo Ângelo. Anais... vol. 3, n. 1, Santo Ângelo, 2015b. Disponível em: < http://www.santoangelo.uri.br/anais /ciecitec/2015/home.htm#trabalhos >

PERSON, V. A.; GULLICH, R. I. C. Investigação-ação: da extensão à análise de processos formativos de professores de Ciências In: Movimentos Formativos: Caminhos e Perspectivas na Formação de Professores. 1 ed. Cerro Largo: Polimpressos, 2015c. p. 145-166.

PERSON, V. A.; GULLICH, R. I. C. Relatos de Experiências: um meio de investigar e refletir colaborativamente a prática docente em Ciências In: Movimentos Formativos: Caminhos e Perspectivas na Formação de Professores. 1 ed. Cerro Largo: Polimpressos, 2015d, p. 303-312.

PORLÁN, R.; MARTÍN, J. El diario del profesor: un recurso para investigación en el aula. Díada: Sevilla, 2001.

SCHÖN, D. La formación de profissionales reflexivos: hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizage en las profesiones. Barcelona: Paidós, 1992.

SILVA, L. H. A.; SCHNETZLER, R. P. Buscando o caminho do meio: a “sala de espelhos” na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de Ciências. Ciência & Educação (Bauru) v. 6, n. 1, p. 43-53, 2000.

ZABALZA, M. A. Diários de aula. Portugal: Porto Editora, 1994.

ZANON, L. B. Interações de licenciandos, formadores e professores na elaboração conceitual de prática docente: módulos triádicos na licenciatura de Química. Tese de Doutoramento, Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Piracicaba, 2003.

Publicado
30-10-2019
Como Citar
PERSON, V.; BREMM, D.; GÜLLICH, R. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROCESSO. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 3, p. 141-147, 30 out. 2019.
Seção
Artigos