Semana de conscientização sobre o cérebro em Botucatu: Interação entre a Universidade e o ensino fundamental
Resumo
A população carece de boas fontes de informações sobre temas relacionados às neurociências. Eventos de extensão podem contribuir para divulgar e estimular o gosto pelo campo de estudo desde o ensino fundamental. Neste artigo relatamos nossas experiências durante três anos consecutivos de eventos nas semanas de conscientização sobre o cérebro em Botucatu. As principais ações foram realizadas em um educandário e em um projeto ligado à ação da cidadania do município. As ações incluíram: (i) atividades lúdicas seguidas de gincana de perguntas e respostas para fixação do conteúdo trabalhado; (ii) distribuição de palavras cruzadas, caças palavras, labirintos e folhas para colorir sobre os temas abordados para as crianças e para usuários de um restaurante popular localizado ao lado do hospital das clínicas do campus; (iii) palestra noturna sobre o tema da semana para pais e amigos das crianças do educandário. As ações tiveram grande aceitação por parte das crianças, alunos (7-14 anos), professores e adultos. Estimamos que houve, nos três anos, envolvimento de cerca de 590 crianças e 600 adultos, atingindo o objetivo de promover a popularização da neurociência em âmbito escolar e público, aproximando comunidade e universidade.
Palavras-chave: Popularização da Ciência; Cérebro; Lúdico; Neurociências
Botucatu Brain Awareness Week: University and elementary school interaction
Abstract: The population lacks good sources of information on neuroscience topics. Outreach events can contribute to this dissemination and stimulate a taste for neurosciences since elementary school. In this article, we report our experiences over three consecutive years of events in Brain Awareness Week in Botucatu. The main actions of the events were carried out in an school and a municipality project related to citizenship. The actions included: (i) play activities followed by a question and answer session to fix the content worked; (ii) distribution of crosswords, word hunts, labyrinths and coloring sheets on topics addressed to children and users of a popular restaurant, located next to the clinic hospital of the campus, (iii) evening talk for parents and friends (200 adults) of the children studying in the school, about the topic of the week. The actions were widely accepted by the children, students (7-14 years old), teachers, and adults participating. We estimate in the three years about 590 children and 600 adults, achieving the goal of promoting the popularization of neuroscience in school and public, approaching the university community.
Keywords: Popularization of Science; Brain; Playful; Neuroscience
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Copyright (c) 2020 Juliana Irani Fratucci De Gobbi, Ana Carolina Inhasz Kiss, Silvia Mitiko Nishida
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