A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E A TRANSIÇÃO DO RECONHECIMENTO AO DESCASO
DOI:
https://doi.org/10.24317/2358-0399.2019v10i2.10658Palavras-chave:
Ensino Superior, Financiamento Público, Função SocialResumo
A Extensão Universitária vivenciou conjunturas díspares, como o ajuste econômico e a reforma do Estado da década de 1990, o cenário de investimentos em políticas públicas sociais a partir de 2003 e o atual ambiente de políticas de austeridade. Nesse âmbito, o objetivo deste artigo é realizar uma reflexão teórica sobre a importância da Extensão Universitária nas universidades brasileiras, seu processo de reconhecimento a partir de políticas como o Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT e o descaso diante das políticas de austeridade nos dias atuais. Para tal, realizou-se pesquisa documental e bibliográfica. A universidade, a partir do que defende Marilena Chauí, é uma instituição social, portanto, vem a ser uma expressão da sociedade em que está inserida. O contexto histórico brasileiro sinaliza uma educação com foco na formação de mão de obra para o mercado de trabalho, visando atender às exigências do Estado Capitalista. Nesse sentido, a Extensão, um dos elementos do tripé universitário e objeto desta reflexão, foi desenvolvida como atividade extracurricular. Entretanto, as reflexões construídas a partir das ideias de Paulo Freire e a atuação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras contribuíram para a construção do reconhecimento da relação social da Universidade e da Extensão Universitária. A efetivação desse reconhecimento se deu a partir do estabelecimento do PROEXT e da presença da Extensão no Plano Nacional de Educação.
Palavras-chave: Ensino Superior; Financiamento Público; Função Social
The importance of extension programs in Brazilian universities and the transition from recognition to neglect
Abstract: The University Extension has experienced different situations such as the economic adjustment and the state reform of the 1990s, the scenario of investments in public social policies from 2003 and the current environment of austerity policies. In this context, the objective of this article is to carry out a theoretical reflection on the importance of university extension in Brazilian universities, its recognition process based on policies such as the National Extension Program - PROEXT - and the negligence for current austerity policies. For this purpose, documentary and bibliographic research were carried out. The university, from what Marilena Chauí defends, is a social institution and, therefore, becomes an expression of the society in which it is inserted. The Brazilian historical context indicates an education focused on the preparation of the workforce for the labor market in order to meet the demands of the capitalist state. In this sense, university extension, one of the elements of the university tripod and object of this reflection, was developed as an extracurricular activity. However, the reflections made from Paulo Freire's ideas and the performance of the Forum of Pro-Rectors of Extension of the Brazilian Higher Education Public Institutions contributed to the construction of recognition of the university's social relation and university extension. The realization of this recognition comes from the establishment of PROEXT and the presence of extension in the National Education Plan.
Keywords: Higher Education; Public Financing; Social Role
La importancia de la extensión en las universidades brasileñas y la transición del reconocimiento al descaso
Resumen: La Extensión Universitaria vivenció coyunturas dispares, como el ajuste económico y la reforma del estado de la década de 1990, un escenario de inversiones en políticas públicas sociales a partir de 2003 y el actual entorno de políticas de austeridad. En este ámbito, el objetivo de este artículo es realizar una reflexión teórica sobre la importancia de la extensión universitaria en las universidades brasileñas, su proceso de reconocimiento a partir de las políticas como el Programa Nacional de Extensión Universitaria - PROEXT – y el descaso frente a las políticas de austeridad en los días actuales. Para tal, se realizó investigación documental y bibliográfica. La universidad, a partir de lo que defiende Marilena Chauí, es una institución social y, por lo tanto, viene a ser una expresión de la sociedad en que está insertada. El contexto histórico brasileño señala una educación con enfoque en la preparación de la mano de obra para el mercado de trabajo visando atender las exigencias del estado capitalista. En este sentido, la extensión, uno de los elementos del tripe universitario y objeto de esta reflexión, fue desarrollada como actividad extracurricular. Sin embargo, las reflexiones construidas a partir de las ideas de Paulo Freire y la actuación del Foro de Pro-Rectores de Extensión de las Instituciones Públicas de Educación Superior Brasileñas contribuyeron para la construcción del reconocimiento de la relación social de la universidad y de la extensión universitaria. La efectuación de este reconocimiento se da a partir del establecimiento del PROEXT y de la presencia de la extensión en el Plano Nacional de Educación.
Palabras-clave: Enseñanza Superior; Financiación Pública; Función Social
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).