A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR

  • Ademir de Souza Pereira Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Adriana Marques de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Palavras-chave: Escola Fundamental, Extensão, Ensino de Química, Curricularização

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de integração escolar que compõe uma das atividades desenvolvidas nos Estágios Supervisionados em Ensino do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). As orientações das atividades de extensão aconteceram nas aulas de estágio ocorridas na universidade, logo, uma determinada carga horária do estágio é destinada ao planejamento, desenvolvimento, execução e avaliação. A atividade de extensão foi em dois momentos: (1) realização de uma Feira de Ciências na escola e (2) visita à universidade. Na Feira de Ciências foram realizados experimentos de química, e, na universidade, foram realizados encenação teatral, palestras e experimentos de química. Ao final, os licenciandos se reuniram na universidade para discutir e avaliar a atividade, enfocando os aspectos positivos, os enfrentamentos, dificuldades, e as novas possibilidades a partir desse tipo de atividade integrado ao Estágio Curricular Supervisionado.

Palavras-chave: Escola Fundamental; Extensão; Ensino de Química; Curricularização

 

The extensionist experience in the supervised stage of chemistry: the school integration project

Abstract: This work aims to present the school integration project, a component of the activities developed in the Supervised Internships in Teaching of the undergraduate course in Chemistry of Federal University of Grande Dourados (UFGD). The orientation of the extension activities happens in the university's undergraduate classes, so a certain timetable of the internship is assigned to planning, development, execution and evaluation. The extension activity took place in two moments: (1) holding a science fair in school and (2) visiting the university. At the Science Fair were held chemistry experiments and at the university, theatrical staging was held, lectures and chemistry experiments. At the end, the graduates gathered at the university to discuss and evaluate the activity, focusing on the positive aspects, the confrontations, difficulties and new possibilities from this type of activity within the supervised curricular stage.

Keywords: Elementary school; Extension; Chemistry Teaching; Curricularization

 

La experiencia extensionista en la etapa supervisada de química: el proyecto de integración escolar

Resumen: Este trabajo tiene como objetivo presentar el proyecto de integración escolar, componente de las actividades desarrolladas en las Etapas Supervisadas en Enseñanza del curso de Licenciatura en Química de la Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). La orientación de las actividades de extensión ocurre en las clases de práctica ocurridas en la universidad, luego, una determinada carga horaria de la etapa está destinada a la planificación, desarrollo, ejecución y evaluación. El grado de actividad se llevó a cabo en dos etapas: (1) la realización de una feria de ciencias en la escuela y (2) visita a la universidad. En la Feria de Ciencias se realizaron experimentos de química y en la universidad, se realizó escenificación teatral, charlas y experimentos de química. Al final, los licenciandos se reunieron en la universidad para discutir y evaluar la actividad, enfocando los aspectos positivos, los enfrentamientos, dificultades y nuevas posibilidades a partir de ese tipo de actividad dentro del curso curricular supervisado.

Palabras-clave: Escuela primaria; Prácticas supervisadas; Enseñanza de Química; Curricularización

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Publicado
24-10-2019
Como Citar
PEREIRA, A.; DE OLIVEIRA, A. A EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA: O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 3, p. 131-139, 24 out. 2019.
Seção
Artigos