AVALIAÇÃO DISCENTE SOBRE A REGULAÇÃO DA AGRESSIVIDADE PELA PEDAGOGIA INSTITUCIONAL
Resumo
Este trabalho, à luz da Pedagogia Institucional (PI), objetiva analisar avaliações de discentes durante conselho de turma do quarto ano da primeira fase do ensino fundamental de escola municipal em Campina Grande-PB, acerca da distribuição de faixas de comportamento, dispositivo semelhante ao do judô por escalonar aprendizagens, direitos e responsabilidades do alunado. No contexto de um projeto de extensão universitária voltado para o favorecimento da convivência pacífica na escola, recolheram-se textos livres, em que o alunado considerou tanto a experiência do conselho de turma como o emprego das faixas, e essas produções textuais foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados indicaram uma avaliação positiva dessas práticas pedagógicas, visto que houve uma acentuada melhora no clima relacional da turma e a aparição de comportamentos pró-sociais, moderando-se a agressividade com que discentes caracterizaram as relações entre pares, antes do projeto extensionista.
Palavras-chave: Condutas agressivas; Avaliação Discente; Faixas de Comportamento; Conselho de Turma
Students’ evaluation of the aggressive behavior adjustment with the Institutional Pedagogy
Abstract: This article, from the perspective of Institutional Pedagogy (IP), aims to analyze student evaluations during the fourth-grade class council of the elementary school in Campina Grande (Brazil), on the distribution of behavioral belts, a Judo-like device to stagger student learning, rights, and responsibilities. In the context of a university extension project aimed at encouraging peaceful coexistence in school, free texts were collected in which students considered both the experience of the class counsel and the use of the belt system, and these textual productions were submitted to content analysis. The results indicated a positive evaluation of these pedagogical practices, since a significant improvement in behavior occurred in the relational class climate, concomitant with the appearance of prosocial behaviors. Thus, it was controlling the aggressiveness in relationships observed before the project of extension, according to the students themselves.
Keywords: Aggressive Conducts; Students’ Evaluation; Behavioral Belts; Class Counsel
Evaluación discente sobre la regulación de la agresividad a través de la Pedagogía Institucional
Resumen: Este artículo, desde la perspectiva de la Pedagogía Institucional (IP), tiene como objetivo analizar las evaluaciones de los estudiantes durante el consejo de clase de cuarto grado de la escuela primaria en Campina Grande-PB (Brasil), sobre la distribución de cinturones de comportamiento, un dispositivo similar a judo para escalonar el aprendizaje, los derechos y las responsabilidades de los estudiantes. En el contexto de un proyecto de extensión universitaria destinado a fomentar la convivencia pacífica en la escuela, se recopilaron textos libres en los que los estudiantes consideraron tanto la experiencia del consejo de clase como el uso de lo sistema de cinturones y estas producciones textuales se sometieron al análisis de contenido. Los resultados indicaron una evaluación positiva de estas prácticas pedagógicas, ya que una importante mejora en el comportamiento ocurrió en el clima relacional de classe, concomitante con la aparición de comportamientos prosociales, controlando así la agresividad en las relaciones con los compañeros existente antes del proyecto de extensión, según los propios alumnos.
Palabras-clave: Conductas Agresivas; Evaluaciones de Estudiantes; Cinturones de Comportamiento; Consejo de Clase
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