CONSTITUIÇÃO E TENDÊNCIAS DO SUJEITO REVOLUCIONÁRIO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ESPECULAR FETICHISTA ENTRE ANARQUISTAS E COMUNISTAS NAS JORNADAS DE JUNHO

  • Lara Sartorio Gonçalves
Palavras-chave: Anarquismo, Comunismo, Jornadas de junho

Resumo

Junho de 2013 marcou uma inflexão no cenário sociopolítico do Brasil. O contexto extraordinário de mobilizações que tomaram as ruas em diversas cidades do país revelou contradições nas históricas divergências dos anarquistas e comunistas e impôs novos desafios às disputas políticas. O corrente artigo se dedica a compreender de que forma esses grupos se confrontaram na experiência de Junho no Rio de Janeiro e como essa relação permeia as rearticulações de sujeitos coletivos da geração pós-2013. As diferenças entre anarquistas e comunistas atravessam origens teóricas e históricas e servem de fundamento para a rejeição entre eles. Buscamos analisar em que medida essas divergências acabaram sendo atenuadas no processo das Jornadas de Junho, no sentido de que as características se demonstraram muitas vezes fluidas entre as práticas das correntes libertárias e comunistas. Acreditamos que a dinâmica de interação entre os grupos pode ser pensada através de uma relação de espelho, sobre a qual o conceito freudiano de Renegação Fetichista nos auxilia, tendo em vista a diluição de diferenças entre os sujeitos analisados, em um processo de falsa rejeição ou mímese recalcada.

 

Biografia do Autor

Lara Sartorio Gonçalves

Mestranda em Sociologia Política no IESP/UERJ.

 

Publicado
09-07-2017
Como Citar
SARTORIO GONÇALVES, L. CONSTITUIÇÃO E TENDÊNCIAS DO SUJEITO REVOLUCIONÁRIO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ESPECULAR FETICHISTA ENTRE ANARQUISTAS E COMUNISTAS NAS JORNADAS DE JUNHO. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 4, n. 1, p. 157-180, 9 jul. 2017.