UMA CONSTELAÇÃO DE RELAÇÕES ANTICAPITALISTAS NO SUL DO BRASIL: REDES POLÍTICAS E SOCIABILIDADES EMERGENTES LIDAS DESDE UMA ANTROPOLOGIA ANARQUISTA

  • Daniel Francisco De Bem Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Redes políticas, Sociabilidades emergentes, Anarquismo

Resumo

Este esforço textual pretende analisar a sociabilidade de alguns atores sociais com os quais, e a partir dos quais, este investigador circulou em uma rede de pessoas, espaços, discursos e práticas identificadas como libertárias, autônomas, anarquistas. A constelação desses atores sociais: em suas pautas; em suas metodologias de propaganda e de ação, seja em âmbito privado ou público, na finalização e finalidade de suas projeções e seus projetos, foi estabelecida a partir de dois critérios. Primeiramente, eu conheci esses atores sociais, militei com esses indivíduos, coletivos e movimentos, e isso se torna um critério para essa análise. Em segundo lugar, entendo que uma segunda tessitura dessa rede, dessa constelação de atores sociais, se dá justamente por um tipo de dado, um tipo de informação, que se repete e se adensa nas ações e discursos de todos esses atores, qual seja, a busca de vivências libertária e autônomas para além da mera identificação. A referida constelação de atores sociais que tentarei aqui reproduzir analiticamente situa-se temporalmente a partir dos anos 2000 até a atualidade e espacialmente a partir do estado do Rio Grande do Sul.

 

Biografia do Autor

Daniel Francisco De Bem, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Antropologia pela UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – UFFS e investigador do Grupo de Pesquisas Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (GPASE).

 

Publicado
09-07-2017
Como Citar
DE BEM, D. UMA CONSTELAÇÃO DE RELAÇÕES ANTICAPITALISTAS NO SUL DO BRASIL: REDES POLÍTICAS E SOCIABILIDADES EMERGENTES LIDAS DESDE UMA ANTROPOLOGIA ANARQUISTA. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 4, n. 1, p. 113-156, 9 jul. 2017.