AUTONOMIA COMO FUNDAMENTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA DEMOCRACIA: ALGUMAS FERRAMENTAS TEÓRICAS DO SPINOZISMO

  • Thais Florencio de Aguiar
Palavras-chave: Autonomia, Democracia, Spinozismo

Resumo

Este trabalho pretende apresentar alguns elementos da teoria de Spinoza que possibilitem pensar a noção de autonomia, noção essa considerada indissociável, e mesmo constitutiva, da experiência de democracia, isto é, do processo contínuo de democratização ou radicalização da democracia. Como aponta Castoriadis, é por meio da compreensão da autonomia que se explicita a perspectiva de que as sociedades são normalmente edificadas sobre a base da ocultação de sua auto-instituição, compreensão essa que possibilita estabelecer a instauração de uma sociedade autônoma em seu movimento democrático. Além de constituir elementos teóricos em dissonância com teorias mais hegemônicas na tradição moderna (o kantismo, o liberalismo), o spinozismo fornece ferramentas para se pensar um projeto de autonomia não como um problema estritamente filosófico ou epistemológico, e sim, político e social. Entende-se que noções como razão afetiva e relacional, transindividualidade da multidão, sui juris, bem como de direito de guerra e de indignação (mecanismos autorreguladores do corpo social) apresentam ferramentas teóricas que sugerem uma subsunção da noção de autonomia. Concebida a partir de uma espécie de dependência originária, essa autonomia, ou melhor, autonomização/libertação não designa indivíduos autônomos como independentes.

 

Biografia do Autor

Thais Florencio de Aguiar

Doutora em Ciência Política. Pesquisadora e professora em pós-doutoramento no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora do Grupo de Pesquisa Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (GPASE).

 

Publicado
09-07-2017
Como Citar
AGUIAR, T. AUTONOMIA COMO FUNDAMENTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA DEMOCRACIA: ALGUMAS FERRAMENTAS TEÓRICAS DO SPINOZISMO. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 4, n. 1, p. 15-40, 9 jul. 2017.