AS SENTENÇAS RELATIVAS COM NÚCLEO NOMINAL NOS DADOS DE FALA DE PORTO ALEGRE DO PROJETO VARSUL

  • Rejane Nickel
  • Elisabete Baú
  • Ani Carla Marchesan Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Palavras-chave: Estratégias de relativização, Relativas padrão, Relativas resumptivas, Relativas cortadoras, VARSUL

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar, a partir de dados reais de fala de um informante porto alegrense retirados do projeto VARSUL, o uso variável das três estratégias de relativização do PB: relativa padrão, relativa resumptiva e relativa cortadora. As principais questões que pretendemos responder nesta análise são as seguintes: a) Qual construção relativa é mais recorrente?; e b) Como se apresentam os nossos resultados em relação aos de Tarallo (1983, 1993) e Valer (2008), que também analisaram dados reais de fala? Esta análise teve como pressuposto teórico o modelo Standard de Chomsky (1977), que afirma que o pronome relativo nasce na posição mais baixa da sentença encaixada e se movimenta para o Spec-CP, conectando essa sentença com a sentença matriz pela correferência do pronome relativo com o pivô (núcleo nominal relativizado). Na análise dos dados, 109 sentenças relativas foram encontradas. A partir da análise, chegou-se a conclusão de que nas sentenças relativas faladas no PB a estratégia mais utilizada é a padrão DP e o pronome relativo mais recorrente é o [que]. Esses resultados corroboram os encontrados por Valer (2008) e mostrou uma pequena mudança em comparação com os dados das relativas PPs encontrados por Tarallo (1983).

Biografia do Autor

Rejane Nickel

Licenciada em Letras. Acadêmica do curso de Mestrado em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, PPGEL.

Elisabete Baú

Licenciada em Letras. Acadêmica do curso de Mestrado em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, PPGEL.

Ani Carla Marchesan, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professora Doutora da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.

Publicado
08-12-2015
Como Citar
NICKEL, R.; BAÚ, E.; MARCHESAN, A. AS SENTENÇAS RELATIVAS COM NÚCLEO NOMINAL NOS DADOS DE FALA DE PORTO ALEGRE DO PROJETO VARSUL. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 2, n. 2, p. 80-92, 8 dez. 2015.
Seção
Artigos