DISCURSOS DA SAÚDE SOB UM OLHAR CRÍTICO: A INTERRELAÇÃO COM O PADRÃO CORPORAL EM VEJA

Autores/as

  • João Marcelo Faxina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Erechim

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0666.2015n2.8936

Palabras clave:

Análise Crítica do Discurso, Representação, Discursos da saúde na mídia, Culto ao corpo, Consumo

Resumen

Neste artigo, investigo a imbricação entre o discurso da saúde e o do culto ao corpo na editoria de
Saúde da revista Veja. Para isso, recorro ao arcabouço teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso e
adoto como ferramentais analíticos a concepção tridimensional discursiva, de Fairclough (2001), e a rede de
representação dos atores sociais, de van Leeuwen (1997). A partir desse ferramental, desenvolvo a análise de duas
edições (janeiro e fevereiro de 2012) da editoria. O estudo permitiu reconhecer que a condição clínica dos sujeitos
é utilizada para cooptá-los a rotinas de consumo e que os discursos da saúde, nesse contexto, desempenham um
papel crucial ao legitimar procedimentos de modelagem corporal. Além disso, o discurso da revista reitera o
modelo hegemônico de corpo jovem e magro, adicionando a essa representação, sob a face de um corpo saudável,
a necessidade de concebê-lo como projeto individual e espaço de exploração comercial.

Biografía del autor/a

  • João Marcelo Faxina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Erechim

    Mestrando pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS – Campus Erechim).

Publicado

08-12-2015

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

FAXINA, João Marcelo. DISCURSOS DA SAÚDE SOB UM OLHAR CRÍTICO: A INTERRELAÇÃO COM O PADRÃO CORPORAL EM VEJA. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, Brasil, v. 2, n. 2, p. 64–79, 2015. DOI: 10.36661/2358-0666.2015n2.8936. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/GAVAGAI/article/view/8936. Acesso em: 9 apr. 2025.