EL IMPACTO DE LA FILOSOFÍA ANATÓMICA DE ÉTIENNE GEOFFROY SAINT-HILAIRE EM EL DESARROLLO DE LA HISTORIA NATURAL

  • Gustavo Caponi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

O objetivo deste estudo é determinar a forma como os trabalhos e teses de Étienne Geoffroy Saint-Hilaire impactam no futuro antes do advento do darwinismo História Natural, criando as condições que levaram à revolução darwiniana. Para fazer isso, vamos examinar as implicações da Filosofía Anatómica de Geoffroy no desenvolvimento de anatomia comparada. Essa revisão será focada nos quatro pilares da filosofia anatómica: a teoria de análogos; o princípio de ligações; o princípio da organismos de compensação; e o princípio das afinidades eletivas de elementos orgânicos. Mas antes de iniciar a análise desses argumentos, a idéia
de unidade da composição orgânica será apresentaa na sua generalidade e examinada na forma que assumiu no trabalho de alguns autores anteriores a Geoffroy.

Biografia do Autor

Gustavo Caponi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor Titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina; bolsista de produtividade do CNPq.

Publicado
08-12-2015
Como Citar
CAPONI, G. EL IMPACTO DE LA FILOSOFÍA ANATÓMICA DE ÉTIENNE GEOFFROY SAINT-HILAIRE EM EL DESARROLLO DE LA HISTORIA NATURAL. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 2, n. 2, p. 9-31, 8 dez. 2015.
Seção
Artigos