VOZES DA DESRAZÃO – A SUBJETIVAÇÃO NO DISCURSO BIPOLAR

  • Camila De Almeida Lara
Palavras-chave: Discurso, Subjetividade, Transtorno bipolar

Resumo

Nesse trabalho, a partir do pensamento de Michel Foucault sobre o sujeito, o discurso e o poder, propõe-se uma análise de discursos produzidos por dois sujeitos ditos portadores do transtorno bipolar publicados no site Mental Help, na forma de depoimentos. Nesses discursos procura-se saber se é possível perceber que o processo discursivo é o lugar onde os sujeitos inscrevem-se e ao mesmo tempo resistem a uma dada ordem do discurso na qual estão inseridos, nesse caso o site. Para analisar tal processo discutem-se as ideias de sujeito e subjetividade bem como a caracterização de normal e patológico e a construção da bipolaridade enquanto produção discursiva. As conclusões apontam que embora marcas de subjetivação como forma de resistência possam ser encontradas nas enunciações bipolares, os sujeitos ainda inscrevem-se na ordem discursiva médico-psiquiátrica.

Biografia do Autor

Camila De Almeida Lara

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Teorias Linguísticas Contemporâneas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim.

Publicado
08-06-2015
Como Citar
LARA, C. VOZES DA DESRAZÃO – A SUBJETIVAÇÃO NO DISCURSO BIPOLAR. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 2, n. 1, p. 50-61, 8 jun. 2015.
Seção
Artigos