NOTAS DE ICONOLOGIA: IMAGEM E TEOLOGIA NAS LETRAS LUSO-BRASILEIRAS

  • Felipe Lima da Silva

Resumo

Este artigo propõe examinar a recorrência do paralelo entre imagem e discurso nas letras luso-brasileiras do século XVII, as quais foram amplamente tributárias da eloquência pictórica, especialmente, nos sermões sacros. A partir do mecanismo da Ekphrasis, o pregador expõe as descrições como se pintasse um quadro diante do público. Esse emprego das palavras, enquanto ‘cores’ do quadro do discurso, serviu para que a sociedade do espetáculo apresentasse suas práticas artísticas, fundamentando-as nas teorias dos mais renomados preceptistas da tradição clássica. No curso da análise, foram discutidas noções de visualismo, alegoria e linguagem que se entrelaçam no campo das teorias pictóricas que ancoram o pensamento seiscentista.

Biografia do Autor

Felipe Lima da Silva

Mestrando em Literatura Brasileira – Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Publicado
08-06-2015
Como Citar
LIMA DA SILVA, F. NOTAS DE ICONOLOGIA: IMAGEM E TEOLOGIA NAS LETRAS LUSO-BRASILEIRAS. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 2, n. 1, p. 21-33, 8 jun. 2015.
Seção
Artigos