NOTAS DE ICONOLOGIA: IMAGEM E TEOLOGIA NAS LETRAS LUSO-BRASILEIRAS

Autores

  • Felipe Lima da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0666.2015n1.8914

Resumo

Este artigo propõe examinar a recorrência do paralelo entre imagem e discurso nas letras luso-brasileiras do século XVII, as quais foram amplamente tributárias da eloquência pictórica, especialmente, nos sermões sacros. A partir do mecanismo da Ekphrasis, o pregador expõe as descrições como se pintasse um quadro diante do público. Esse emprego das palavras, enquanto ‘cores’ do quadro do discurso, serviu para que a sociedade do espetáculo apresentasse suas práticas artísticas, fundamentando-as nas teorias dos mais renomados preceptistas da tradição clássica. No curso da análise, foram discutidas noções de visualismo, alegoria e linguagem que se entrelaçam no campo das teorias pictóricas que ancoram o pensamento seiscentista.

Biografia do Autor

  • Felipe Lima da Silva

    Mestrando em Literatura Brasileira – Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

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Publicado

08-06-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LIMA DA SILVA, Felipe. NOTAS DE ICONOLOGIA: IMAGEM E TEOLOGIA NAS LETRAS LUSO-BRASILEIRAS. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, Brasil, v. 2, n. 1, p. 21–33, 2015. DOI: 10.36661/2358-0666.2015n1.8914. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/GAVAGAI/article/view/8914. Acesso em: 6 abr. 2025.