Crenças e atitudes sobre ensinar e aprender línguas – algumas ponderações

  • Lucimar Araújo Braga Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento e propor algumas ponderações relacionadas a crenças apresentadas por uma professora de espanhol como língua estrangeira. Nesse sentido, para a análise de crenças de professores de línguas, optamos considerar o corpus aqui apresentado pelo entendimento do que vem a ser a crença linguística e quais são seus efeitos na atitude docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de base etnográfica, mais especificamente um estudo de caso. Considerando as propostas apresentadas em documentos oficiais como norteadoras para o preparo e o desenvolvimento das aulas de línguas estrangeiras modernas na educação básica, percebemos que há relação entre as crenças apresentadas pela professora e as políticas linguísticas vigentes em documentos oficiais.

Publicado
08-12-2014
Como Citar
BRAGA, L. Crenças e atitudes sobre ensinar e aprender línguas – algumas ponderações. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 1, n. 2, p. 54-65, 8 dez. 2014.
Seção
Artigos