Crenças e atitudes sobre ensinar e aprender línguas – algumas ponderações

Autores

  • Lucimar Araújo Braga Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0666.2014n2.8902

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento e propor algumas ponderações relacionadas a crenças apresentadas por uma professora de espanhol como língua estrangeira. Nesse sentido, para a análise de crenças de professores de línguas, optamos considerar o corpus aqui apresentado pelo entendimento do que vem a ser a crença linguística e quais são seus efeitos na atitude docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de base etnográfica, mais especificamente um estudo de caso. Considerando as propostas apresentadas em documentos oficiais como norteadoras para o preparo e o desenvolvimento das aulas de línguas estrangeiras modernas na educação básica, percebemos que há relação entre as crenças apresentadas pela professora e as políticas linguísticas vigentes em documentos oficiais.

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Publicado

08-12-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BRAGA, Lucimar Araújo. Crenças e atitudes sobre ensinar e aprender línguas – algumas ponderações. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, Brasil, v. 1, n. 2, p. 54–65, 2014. DOI: 10.36661/2358-0666.2014n2.8902. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/GAVAGAI/article/view/8902. Acesso em: 6 abr. 2025.