Mídias, Mulheres e Mercado do Sexo: Ambiguidades e Consumo

Autores

  • Marlene de Fáveri Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Kamylla Silva Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0666.2014n1.8887

Palavras-chave:

Mercado do sexo, Mídias, Florianópolis, Relações de gênero

Resumo

Este artigo focaliza imagens de mulheres que aparecem no jornal Diário Catarinense, na cidade de Florianópolis (SC), com o objetivo de observar como a  atividade turística se mostra rentável também para o mercado do sexo, bem como se estas imagens publicadas nesta mídia impressa produzem apelos sexuais. Através da análise de imagens femininas, entre 2000 e 2011, percebemos que as belezas naturais da Ilha de Santa Catarina são constantemente associadas às mulheres, mostrando seus corpos, e como estas imagens contribuem para divulgar um tipo de mulher “Florianopolitana”, de aparência exuberante, diferente das mulheres que vemos nas ruas cotidianamente. Mostra, assim, práticas relacionadas ao turismo e relações comerciais que evidenciam o uso de corpos femininos na produção de imagens de uma cidade turística, sulina, de etnia branca, e pretende contribuir para o entendimento das relações de gênero e construções culturais imbricadas a relações de poder.

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Publicado

08-05-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FÁVERI, Marlene de; SILVA, Kamylla. Mídias, Mulheres e Mercado do Sexo: Ambiguidades e Consumo. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, Brasil, v. 1, n. 1, p. 70–81, 2014. DOI: 10.36661/2358-0666.2014n1.8887. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/GAVAGAI/article/view/8887. Acesso em: 19 abr. 2025.