PLACES OF HOPE
A CINEMATIC AND THEOLOGICAL EXPLORATION
Resumo
A teologia cristã distingue entre as as virtudes cardeais e as virtudes teologais. A esperança (spes) é uma das três virtudes teologais, junto com a fé (fidei) e o amor (caritas). Ao contrário das virtudes cardeais, as virtudes teológicas não são humanamente adquiridas, mas divinamente infundidas. Este artigo considera a representação da virtude teológica da esperança no cinema contemporâneo. Argumenta que a virtude teológica da esperança é representada no cinema através do modo como é colocada na existência quotidiana das personagens dos filmes. Esta é uma maneira da esperança se tornar uma virtude que permite à vida humana participar da vida divina. No entanto, isto levanta uma questão genérica: que ligações existem entre uma virtude e um lugar? Mais especificamente: que ligações explora o cinema entre a virtude da esperança e os lugares ou espaços? Desenvolvo esta reflexão através da análise de dois filmes com diferenças significativas: Luz Silenciosa (Stellet Licht, 2007), dirigido pelo mexicano Carlos Reygadas, com fortes referências religiosas, e o mais secular Fogo no Mar (Fuocoammare, 2016), dirigido pelo italiano Gianfranco Rosi.
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