MEMÓRIA E PAISAGENS OLFATIVAS EM O PERFUME – A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO, DE PATRICK SÜSKIND

Palavras-chave: Representações literárias, Geografia Humanista-Cultural, Espaço, Percepção ambiental, Imagem mental

Resumo

A arte é um importante instrumento de análise da realidade. As produções literárias vêm sendo utilizadas como método de investigação e interpretação da sociedade enquanto representações de dinâmicas sociais presentes nos territórios. As representações perpassam diferentes discussões que abarcam a capacidade de percepção, interpretação e imaginação do mundo, por parte dos criadores das obras, além de suas habilidades de comunicação e criação de vínculos com o público. Assim, se torna pertinente discutir o papel dos sentidos na vivência do mundo e a capacidade de interpretação e comunicação das experiências sensoriais. Historicamente, o olfato é desprezado pela sociedade ocidental, aspecto que se reflete nas produções literárias por variadas limitações, como a capacidade de percepção deste sentido e a própria barreira linguística, que não possui termos adequados à descrição olfativa. Portanto, este texto tem o objetivo de discutir a presença dos odores na literatura e a construção de paisagens olfativas e imagens mentais a partir deste sentido, mediante a análise das representações espaciais presentes no livro O Perfume: A História de um Assassino, de autoria de Patrick Süskind. Para isso, analisamos excertos do romance em que o autor utiliza de descrições olfativas para compor cenários e imagens mentais, com orientação teórica alicerçada no conceito de paisagem e no potencial do olfato enquanto elemento de ativação da memória. Concluímos que o sentido do olfato é um potente ativador de noções de imaginação e memória e que as descrições olfativas possuem o potencial de construir paisagens e imagens mentais de forte teor afetivo.

Biografia do Autor

Yuri Potrich Zanatta, Universidade Federal do Espírito Santo

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGGeo/UFFS). Doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Univeridade Federal do Espírito Santo (PPGAU/UFES). Pesquisador vinculado ao Laboratório de Patrimônio e Desenvolvimento Territorial (Patri_Lab/UFES) e membro do Grupo de Pesquisa em Geografia e Gênero, Natureza e Vida Cotidiana (GENVI/UFFS). E-mail: yuripotrichzanatta@hotmail.com.

Vinicios Nalin, Universidade Federal de Santa Catarina

Arquiteto Urbanista pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOChapecó). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGGeo/UFFS). Doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina (PósARQ/UFSC). Pesquisador vinculado ao Grupo Quiasma: Estudos e pesquisas interdisciplinares em arquitetura, corpo e cidade (PósARQ/UFSC). E-mail: vininalin45@gmail.com

Nayla Ingrid Ramos Martins, Universidade Federal do Espírito Santo

Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Mestra em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Univeridade Federal do Espírito Santo (PPGAU/UFES). Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Patrimônio e Desenvolvimento Territorial (Patri_Lab/UFES) e Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais (LiSS/INPE). E-mail: arq.nayla.martins@gmail.com.

Publicado
29-10-2024
Como Citar
ZANATTA, Y.; NALIN, V.; MARTINS, N. I. MEMÓRIA E PAISAGENS OLFATIVAS EM O PERFUME – A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO, DE PATRICK SÜSKIND. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 11, n. 1, p. 97-121, 29 out. 2024.