CARACTERIZAÇÃO DOS HOMENS QUE ACOMPANHARAM O PARTO DOMICILIAR PLANEJADO DE SUAS PARCEIRAS NO OESTE CATARINENSE

  • Joice Moreira Schmalfuss Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0002-0293-9957
  • Mariéli Aparecida de Melo Ceolin Hospital Municipal Aderbal Schneider
  • Leticia Zanotelli Hospital Regional São Paulo
  • Lediana Dalla Costa Universidade Paranaense
Palavras-chave: pai, paternidade, parto domiciliar, parto humanizado, relações pai-filho

Resumo

Este artigo objetivou apresentar a caracterização dos homens que acompanharam o parto domiciliar planejado de suas parceiras no oeste catarinense. Trata-se de pesquisa descritiva exploratória, com abordagem qualitativa, realizada com 14 homens domiciliados no estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados por meio de entrevistas na modalidade online, orientadas por um roteiro de perguntas semiestruturado. A caracterização dos participantes incluiu informações referentes à idade, estado civil, nível de escolaridade, profissão, crença/religião, renda familiar, cidade em que reside, além de informações relevantes sobre o pré-natal, parto e puerpério das suas companheiras, sendo apresentada de forma descritiva e por estatística simples. Os resultados apontaram que a idade média dos homens foi de 32 anos, 86% eram casados ou viviam em união estável com suas parceiras e estavam cursando ou já possuíam o ensino superior completo. As profissões predominaram nas áreas da administração, com renda mensal variando entre três e dez salários mínimos. Nove homens participaram de mais de seis consultas pré-natais de suas companheiras e revelaram que a decisão de realizar o parto em casa foi um consenso do casal. Concluiu-se que a participação do homem no parto domiciliar planejado de suas parceiras demonstra uma importante transição da figura paterna, possibilitando extrapolar estereótipos e preconceitos ainda arraigados na sociedade.

Biografia do Autor

Joice Moreira Schmalfuss, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Ciências da Saúde. Enfermeira Obstetra. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil. 

Mariéli Aparecida de Melo Ceolin, Hospital Municipal Aderbal Schneider

Enfermeira assistencial do Hospital Municipal Aderbal Schneider, Salto do Jacuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Leticia Zanotelli, Hospital Regional São Paulo

Enfermeira assistencial do Hospital Regional São Paulo, Xanxerê, Santa Catarina, Brasil.

Lediana Dalla Costa, Universidade Paranaense

Mestre Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho. Docente e Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Paranaense, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. 

Publicado
29-02-2024
Como Citar
SCHMALFUSS, J.; CEOLIN, M.; ZANOTELLI, L.; COSTA, L. CARACTERIZAÇÃO DOS HOMENS QUE ACOMPANHARAM O PARTO DOMICILIAR PLANEJADO DE SUAS PARCEIRAS NO OESTE CATARINENSE. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 10, n. 2, p. 75-87, 29 fev. 2024.
Seção
Artigos - Dossiê