INTERSECÇÕES ENTRE PATERNIDADE E APRENDIZAGEM ESCOLAR

ASPECTOS TEÓRICOS, SOCIOCULTURAIS, EMOCIONAIS E PSICOPEDAGÓGICOS

Palavras-chave: Escolarização, Masculinidades, Gênero, Estado do conhecimento

Resumo

O artigo investiga, com base em uma postura interdisciplinar, as relações entre paternidade e aprendizagem escolar por meio de uma pesquisa de Estado do Conhecimento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Com o objetivo de estimular o debate sobre o exercício da paternidade responsável como mecanismo de assegurar condições materiais e garantir suporte emocional para a escolarização, buscou-se identificar o fluxo de produções acadêmicas, no âmbito dos programas de pós-graduação brasileiros, que contemplem perspectivas e tendências de estudos e pesquisas sobre paternidade e aprendizagem escolar na sociedade contemporânea. O corpus documental, constituído diante dos descritores paternidade ativa/aprendizagem escolar, atrelados ao operador booleano or, abrange treze trabalhos acadêmicos. Ao analisar-se o conteúdo das obras, entende-se que elas, apesar de apresentarem-se em número exíguo, permitem inferir que a presença paterna ativa – efetiva e engajada – influencia positivamente na aprendizagem escolar – como em todo o processo de desenvolvimento humano – dos filhos.

Biografia do Autor

Fernanda Schons, Universidade Federal da Fronteira Sul

Fernanda Schons é educadora há mais de vinte anos. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Possui formação em Ensino Médio Profissional - Magistério pela Escola Estadual Normal José Bonifácio (Erechim/RS) e graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Atua como professora particular e orientadora pedagógica no NC Cursos. Tem experiência docente em diversas disciplinas, com destaque para Matemática, Física, Química e Biologia - além de ministrar aulas de Inglês, Literatura e Língua Portuguesa. Seu interesse de pesquisa está centrado no ensino de matemática, sobretudo com os temas: livro didático, políticas públicas educacionais, ensino e aprendizagem na educação básica, tecnologias digitais no ambiente escolar e educação matemática. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T).

Guilherme José Schons, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmico do curso de História na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. É bolsista do Programa de Educação Tutorial/Conexões de Saberes - Práxis (PET/FNDE), grupo com foco na educação popular de matriz freireana. Integra, na condição de membro fundador, o Laboratório de História Pública da UFFS (LAHIPU). Faz parte da equipe do projeto de extensão Anjo da História: plataforma digital de divulgação e debate histórico, iniciativa de História Pública com inspiração benjaminiana. Atua no Centro de Documentação e Laboratório de História Oral (CDLHO) da UFFS, com envolvimento no Grupo de Pesquisa Práticas de Conservação em Documentos Históricos na Colônia Erechim e nas atividades de digitalização e catalogação de acervos judiciais. Desenvolve o projeto de pesquisa Guerra e paz nos livros didáticos de História: a proposta "por uma Compreensão Internacional" da UNESCO, no âmbito do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-ICT) da UFFS. Compõe o Grupo de Pesquisa Sítios de memória e consciência: passados traumáticos, esfera pública e democracia, associado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim e à Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e Consciência (REBRAPESC). É voluntário no Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES). Foi investigador (2021-2023) do projeto de pesquisa Mediação e Didática: um estudo genealógico e cartográfico da produção acadêmica da Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil (PRO-ICT/UFFS), bem como bolsista (2020-2021) e voluntário (2021-2022) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Participa, enquanto representante discente, de diversos órgãos colegiados da UFFS. Tem experiência em pesquisas relacionadas à história de Erechim e à ditadura civil-militar na região Alto Uruguai. Se interessa pelos seguintes temas: ditadura civil-militar brasileira, Estado Novo português em Moçambique, trauma colonial, literatura testemunhal e estudos pós-coloniais e decoloniais, os quais são foco do projeto de trabalho de conclusão de curso (TCC), em andamento, Memórias de duas ditaduras ibero-amefricanas: Brasil, Moçambique e Portugal nas escrevivências pós-coloniais de Conceição Evaristo e Isabela Figueiredo.

Publicado
29-02-2024
Como Citar
SCHONS, F.; SCHONS, G. INTERSECÇÕES ENTRE PATERNIDADE E APRENDIZAGEM ESCOLAR. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 10, n. 2, p. 44-61, 29 fev. 2024.
Seção
Artigos - Dossiê