INTERSECÇÕES ENTRE PATERNIDADE E APRENDIZAGEM ESCOLAR
ASPECTOS TEÓRICOS, SOCIOCULTURAIS, EMOCIONAIS E PSICOPEDAGÓGICOS
Resumo
O artigo investiga, com base em uma postura interdisciplinar, as relações entre paternidade e aprendizagem escolar por meio de uma pesquisa de Estado do Conhecimento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Com o objetivo de estimular o debate sobre o exercício da paternidade responsável como mecanismo de assegurar condições materiais e garantir suporte emocional para a escolarização, buscou-se identificar o fluxo de produções acadêmicas, no âmbito dos programas de pós-graduação brasileiros, que contemplem perspectivas e tendências de estudos e pesquisas sobre paternidade e aprendizagem escolar na sociedade contemporânea. O corpus documental, constituído diante dos descritores paternidade ativa/aprendizagem escolar, atrelados ao operador booleano or, abrange treze trabalhos acadêmicos. Ao analisar-se o conteúdo das obras, entende-se que elas, apesar de apresentarem-se em número exíguo, permitem inferir que a presença paterna ativa – efetiva e engajada – influencia positivamente na aprendizagem escolar – como em todo o processo de desenvolvimento humano – dos filhos.
Copyright (c) 2024 Fernanda Schons, Guilherme José Schons
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