CRIME OU LAZER?

LEGISLAÇÃO SOBRE CONSUMO DE DROGAS, PROSTITUIÇÃO, JOGOS DE AZAR, CAÇA E PESCA NA AMÉRICA LATINA

Palavras-chave: lazer, esporte, recreação

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar alguns dispositivos jurídicos que permitem aos indivíduos oscilarem entre o lazer canônico e o lazer desviante em regiões de fronteira, sendo possível vislumbrar alguns pontos de convergência/divergência que dizem respeito à caça/pesca, jogos de azar, uso recreativo de drogas e prostituição. Metodologicamente, utilizamos como estratégia para a coleta de dados a pesquisa documental na legislação de países latino-americanos limítrofes com o Brasil. Como não cabe socialmente que toda e qualquer atividade no tempo livre seja considerada legítima ou até legal, os resultados permitiram constatar a existência de outros processos de lazer na América Latina, bem como a complexidade e a diversidade das configurações que se estabelecem nas relações sociais em regiões de fronteira. Concluimos que há associação entre proibicionismo e/ou a censura de determinadas práticas de lazer e os mecanismos de coibição e processos de disciplinamento.

Biografia do Autor

Alexandre Paulo Loro, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-Doutorado pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), com estágio Sanduíche no Departamento de Educação Física e Esportes da Universidade de Valência - Espanha (com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil). Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com Estágio Sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) - Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão Educacional (UFSM). Licenciatura Plena em Educação Física (UFSM). Atuou como docente e coordenador de Curso na UFMS e UFGD. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul; Professor Credenciado como Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFFS), Curso de Mestrado. Avaliador do PNLD 2019 na área de Educação Física. Coordenador Adjunto no PNLD 2023 - Objeto 4 - Categoria 2 - Educação Física. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - BASis/INEP/MEC desde 2018 na área de Educação Física. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Ciências Humanas e Interculturalidade (GEPECI/UFFS). Docente Orientador no Programa CAPES/EDITAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA 24/2022 - Curso de Pedagogia - UFFS - Campus Chapecó. Produções: Artigos publicados (37); Livros e capítulos (20); Trabalhos publicados em anais de eventos (70). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Física Escolar. Atua nos seguintes temas: formação docente; interdisciplinaridade; lazer; livro didático; corpo e jogos/brincadeiras.

Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Universidade Estadual de Maringá

Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá na Graduação (Licenciatura e Bacharelado) e no Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado). Coordena o GEL - Grupo de Estudos do Lazer (2000). Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1996), Mestre (1999) e Doutor (2006) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágio de PósPhD pela Universidade de Coimbra e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de professor visitante internacional nas seguintes instituições: Universidad de Antioquia, Colômbia (2008), Universidade de Munster, Alemanha (2015) e Universidad Católica del Maule, Chile (2018). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, aventura, recreação, integração biossocial no movimento humano, e ensino da Educação Física.

Publicado
27-10-2023
Como Citar
LORO, A.; PIMENTEL, G. CRIME OU LAZER?. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 10, n. 1, p. 36-50, 27 out. 2023.