A FENOMENOLOGIA DE ALFRED SCHUTZ COMO FUNDAMENTO PARA A ANÁLISE DA ENTREVISTA BIOGRÁFICA

Palavras-chave: Fenomenologia. Entrevista biográfica. Identidade.

Resumo

Este ensaio apresenta a fenomenologia de Alfred Schutz como fundamento teórico relevante para os estudos sobre narrativa biográfica e, de forma específica, para a análise da entrevista biográfica. Apesar de sua pouca apropriação pela psicologia, seu conjunto teórico tem grande reconhecimento no campo das ciências sociais. Alfred Schutz desenvolve uma teoria do mundo social e dos processos de construção dos significados que permite uma compreensão da significação do mundo social e da construção da identidade. As narrativas biográficas referem-se aos relatos que os sujeitos elaboram sobre sua vida ou situações biográficas específicas. As teorias sobre narrativas argumentam que tais relatos formam a base na qual as identidades são construídas. Neste ensaio, apresenta-se a teoria de Alfred Schutz, em particular os conceitos de mundo da vida, intersubjetividade, configuração de significados e acento de realidade, articulando-os com uma perspectiva metodológica de análise da entrevista biográfica. Argumenta-se que os conceitos desenvolvidos por Alfred Schutz são um fundamento relevante para a pesquisa em psicologia no campo das narrativas.

Biografia do Autor

Carlos José Naujorks, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), psicólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Áreas de Atuação: Psicologia Social Crítica do Trabalho; Psicologia Institucional. Temas de interesse: Identidade; Engajamento; Clínicas do Trabalho; Psicologia Institucional; Movimentos Sociais.

Publicado
30-11-2022
Como Citar
OLTRAMARI, L.; NAUJORKS, C. A FENOMENOLOGIA DE ALFRED SCHUTZ COMO FUNDAMENTO PARA A ANÁLISE DA ENTREVISTA BIOGRÁFICA. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 9, n. 1, p. 9-25, 30 nov. 2022.
Seção
Artigos