LA PALABRA QUE SE ESCUCHA, EL SONIDO QUE SE LEE.

ALME-RÍA, DE DAVID ROSENMANN-TAUB

  • Diana Rodríguez Vértiz
Palavras-chave: Poesia da totalidade, David Rosenmann-Taub, Quarta dimensão do poema, Ouvido interior, Tecnologias da palavra

Resumo

A poesia é um gênero intrinsecamente vinculado com a música. Porém a musicalidade das palavras parece não ter nenhuma relação com a oralidade quando pensamos a poesia desde a sua prática leitora, sempre solitária e em voz baixa, como se esse fosse o único caminho para a reflexão. No presente artigo pretendo mostrar, retomando os conceitos de “ouvido interior” (María Zambrano) e “quarta dimensão do poema” (M.H. Abrams), a importância da oralidade na poesia e, com ela, o convite a ampliar nossa ideia de livro, a romper a falsa dualidade entre culturas ágrafas e aquelas mediadas pela escrita e a possibilidade de dar corpo ao texto, além do seu tradicional suporte impresso.

Publicado
09-11-2021
Como Citar
VÉRTIZ, D. LA PALABRA QUE SE ESCUCHA, EL SONIDO QUE SE LEE. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 8, n. 2, p. 12-28, 9 nov. 2021.