LIBERDADE E EDUCAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES DE JEAN-PAUL SARTRE E PAULO FREIRE

  • Felipe Costa Aguiar
  • Tiago Rodrigues Moreira
Palavras-chave: Autonomia., Situação., Fenomenologia existencial.

Resumo

O presente artigo objetiva trazer reflexões sobre liberdade e educação à luz das contribuições de Jean-Paul Sartre e Paulo Freire para a filosofia da educação. Para tal, o desenvolvimento desse texto segue, metodologicamente, o caminho ancorado pela bibliografia fenomenológica, que ladeia a educação enquanto um fenômeno. Portanto, foram buscadas semelhanças entre o pensamento freiriano e sartreano, partindo do pressuposto que, para compreender a educação como fenômeno Freire recorreu ao filósofo francês. Nesse sentido, ao propor uma educação situada atrelada à liberdade sartreana, nos encaminhamos para a proximidade daquilo que Freire chamou de educação para o ser-mais, bem como as considerações sobre autonomia e liberdade em Paulo Freire ladeiam as ponderações sartreanas sobre autonomia, responsabilidade e liberdade-limite. Ao final do trabalho, então, compreendemos que há uma coadunação da filosofia da educação freiriana e do pensamento existencial sartreano que, na verdade, é uma coadunação erigida pelas situações educacionais que Paulo Freire buscou interpretar à luz da fenomenologia existencial de Jean-Paul Sartre.

Publicado
08-06-2021
Como Citar
AGUIAR, F. C.; MOREIRA, T. R. LIBERDADE E EDUCAÇÃO. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 8, n. 1, p. 83-101, 8 jun. 2021.