LIBERDADE E EDUCAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES DE JEAN-PAUL SARTRE E PAULO FREIRE

Autores

  • Felipe Costa Aguiar
  • Tiago Rodrigues Moreira

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0666.2021v8n1.12428

Palavras-chave:

Autonomia., Situação., Fenomenologia existencial.

Resumo

O presente artigo objetiva trazer reflexões sobre liberdade e educação à luz das contribuições de Jean-Paul Sartre e Paulo Freire para a filosofia da educação. Para tal, o desenvolvimento desse texto segue, metodologicamente, o caminho ancorado pela bibliografia fenomenológica, que ladeia a educação enquanto um fenômeno. Portanto, foram buscadas semelhanças entre o pensamento freiriano e sartreano, partindo do pressuposto que, para compreender a educação como fenômeno Freire recorreu ao filósofo francês. Nesse sentido, ao propor uma educação situada atrelada à liberdade sartreana, nos encaminhamos para a proximidade daquilo que Freire chamou de educação para o ser-mais, bem como as considerações sobre autonomia e liberdade em Paulo Freire ladeiam as ponderações sartreanas sobre autonomia, responsabilidade e liberdade-limite. Ao final do trabalho, então, compreendemos que há uma coadunação da filosofia da educação freiriana e do pensamento existencial sartreano que, na verdade, é uma coadunação erigida pelas situações educacionais que Paulo Freire buscou interpretar à luz da fenomenologia existencial de Jean-Paul Sartre.

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Publicado

08-06-2021

Como Citar

AGUIAR, Felipe Costa; MOREIRA, Tiago Rodrigues. LIBERDADE E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE JEAN-PAUL SARTRE E PAULO FREIRE. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, Brasil, v. 8, n. 1, p. 83–101, 2021. DOI: 10.36661/2358-0666.2021v8n1.12428. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/GAVAGAI/article/view/12428. Acesso em: 6 abr. 2025.