CONSCIÊNCIA, LIBERDADE E AUTONOMIA EM PAULO FREIRE

UM PROJETO EDUCACIONAL PARA A CIDADANIA ATIVA

Autores

  • Egidiane Michelotto Muzzatto

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0666.2021v8n1.12427

Palavras-chave:

Cidadania ativa., Autonomia., Educação., Paulo Freire.

Resumo

Este artigo traz as influências teóricas de Paulo Freire (1921-1997) para a educação para a cidadania. Parte-se da hipótese de que, para haver condições dignas e igualitárias, faz-se necessário que a sociedade seja constituída por indivíduos esclarecidos, críticos e ativos. Freire desenvolveu um arquétipo pedagógico que concebe a pessoa humana em sua totalidade, inserida em um contexto espacial, cultural e temporal. A educação é, nesse sentido, uma ação para e com o social, político e antropológico. Dessa maneira, compete à educação preparar os indivíduos para lerem concretamente o mundo, compreendendo a dinâmica das relações, sinalizando situações de heteronomia e protagonizando mudanças na conjuntura pessoal e coletiva. Para tanto, este estudo foi construído por meio da pesquisa bibliográfica em obras referenciais de Freire, com destaque às noções de autonomia, liberdade, diálogo, docência e cidadania.

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Publicado

08-06-2021

Como Citar

MUZZATTO, Egidiane Michelotto. CONSCIÊNCIA, LIBERDADE E AUTONOMIA EM PAULO FREIRE: UM PROJETO EDUCACIONAL PARA A CIDADANIA ATIVA. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, Brasil, v. 8, n. 1, p. 66–82, 2021. DOI: 10.36661/2358-0666.2021v8n1.12427. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/GAVAGAI/article/view/12427. Acesso em: 6 abr. 2025.