FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA EDUCACIONAL

  • Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira
  • Adriana Oliveira de Sales
  • Alceu Zoia
Palavras-chave: Formação de professores indígenas., Resistência., Educação Libertadora.

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de apresentar uma reflexão acerca da formação de professores/as indígenas e suas articulações entre ensino, pesquisa e extensão, trazendo à tona a identificação de uma educação/formação libertadora e emancipatória, criada sob auspícios dos princípios da educação escolar indígena que se constitui como comunitária, diferenciada, bilíngue e específica. O texto produz um diálogo entre duas universidades, a Universidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT e a Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD como
mediadoras das Licenciatura Interculturais Indígenas e dos demais projetos de resistência pela educação no âmbito da formação inicial e continuada de professores indígenas.

Publicado
08-06-2021
Como Citar
FERREIRA, W. A. DE A.; SALES, A. O. DE; ZOIA, A. FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA EDUCACIONAL. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 8, n. 1, p. 49-65, 8 jun. 2021.