Contribuição da extensão universitária na formação em educação física
Resumo
A Extensão Universitária (EU) é, assim como o Ensino e a Pesquisa, um elemento importante na formação acadêmica e profissional dos discentes. A EU ajuda a construir e consolidar o conhecimento, auxilia a adquirir um comportamento social que articula e integra a sociedade e a universidade. O objetivo deste estudo é entender a contribuição da Extensão Universitária na formação acadêmica de egressos dos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Dos 61 alunos egressos que participaram de ações extensionistas, 41 responderam ao questionário estruturado que foi enviado, sendo 30 bacharéis (73,17%) e 11 licenciados (26,83%). Como resultado, 90,2% relataram que a participação na extensão contribuiu com o aprendizado na graduação; 95,1% disseram que utilizam conhecimentos adquiridos na extensão no atual emprego; 97,6% afirmaram que a EU contribuiu para a composição do currículo e contratações, e 83,0% ainda se interessam pela área da Educação Física. Concluiu-se que a extensão contribuiu na graduação, auxiliando no melhor desempenho e compreensão das disciplinas da matriz curricular, e também na atuação direta no mercado de trabalho dos egressos. Foi possível perceber a forte relação entre ensino e extensão, associada à teoria e prática vivenciada pelos alunos. Sendo assim, reforçamos a necessidade do maior investimento das universidades e maior incentivo à participação dos alunos nesses projetos.
Palavras-chave: Formação Profissional; Promoção da Saúde; Atuação Profissional
Contribution of university extension to physical education formation
Abstract: The University Extension (EU), like Teaching and Research, is an important element in the academic and professional training of students. The EU helps to build and consolidate knowledge and help to acquire a social behavior that articulates and integrates society and the university. The objective of this study was to identify the contribution of the EU in training graduates of Physical Education courses at the Federal University of Ouro Preto (UFOP), Minas Gerais state, Brazil. As a result, 90.2% reported that participation in the EU program contributed to their undergraduate learning; 95.1% said that they use the knowledge acquired in extension in their current job; 97.6% stated that the EU contributed to the composition of the curriculum and hiring, and 83.0% are still interested in the area of Physical Education. It was concluded that the extension contributed to graduation, helping in the better performance and understanding of the curricular matrix subjects and the direct action in the job market of the graduates. It was possible to perceive the strong relationship between teaching and extension associated with the theory and practice experienced by the students. Therefore, we reinforce the need for more significant investment by universities and greater incentives for student participation in these projects.
Keywords: Professional Qualification; Health Promotion; Professional Performance
Downloads
Referências
Angioni, M., & Vicentini, M. A. (2015). Percepções de estudantes egressos de projetos de extensão sobre a extensão universitária da FURB. Participação, 27, 56–65.
Antunes, M. F. de S. (2020). Processos para transformação da prática educativa em educação física: formação continuada no âmbito da extensão universitária. Revista Em Extensão, 19(2), 137–153.
Bahu, L. Z., & Carbinatto, M. V. (2016). Extensão universitária e Ginástica para Todos: Contribuições à formação profissional. Conexões, 14(3), 46–70.
Brandt, R., Madureira, A. S., & Hobold, E. (2020). Projetos de extensão fazendo a diferença na formação do profissional de Educação Física na Unioeste. Caderno De Educação Física E Esporte, 18(1), 113–117.
Canon, C. A. S., & Pelegrinelli, G. (2019). Extensão universitária: O impacto de um projeto de extensão na formação profissional dos discentes na educação superior. Revista UFG, 19, 1-15.
D’Aroz, M. S., Panhoca, L., Dozsa, D., Terra, R., Reis, S. T., & de Cooperativas Populares, I. T. (2013). Reflexões em torno dos Impactos da experiência de bolsistas egressos de um programa de extensão universitária. Paraná: [s. n.].
Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX. (1987). Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. Brasília: UnB. Recuperado de https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf
Fadel, C. B., Bordin, D., Kuhn, E., & Martins, L. D. (2013). O impacto da extensão universitária sobre a formação acadêmica em Odontologia. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 17, 937-946.
Felix, I. C. G., Silva-Júnior, L. C. F., Neto, R. D. M., da Costa Silva, P. J., Lima, J. V. M. R., Nunes, B. E. B. R., ... & Duarte, A. W. F. (2020). Ensino de Microbiologia em escola pública: contribuições da extensão universitária na formação médica. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 17(37), 108-123.
Gadotti, M. (2017). Extensão universitária: Para quê. Instituto Paulo Freire, 15. Recuperado de https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf
Kleinubing, N. D., & Dal-Cin, J. (2020). Formação inicial em Educação Física e a construção de saberes em dança: Relações com a extensão universitária. Motrivivência, 32(62), 1-16.
Lakato, E. M., & Marconi, M. D. A. (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Maximiliano Junior, M. (2017). Indicadores Brasileiros de Extensão Universitária (IBEU). Campina Grande, PB: UFCG.
Moura, L. D. F. A. D. D., Piauilino, R. J. B., Araújo, Í. F., Moura, M. S. D., Lima, C. C. B., Evangelista, L. D. M., & Lima, M. D. D. M. D. (2012). Impacto de um projeto de extensão universitária na formação profissional de egressos de uma Universidade pública. Revista de Odontologia da UNESP, 41, 348-352.
Nogueira, M. D. D. P. (2000). Extensão universitária: diretrizes conceituais e políticas: Documentos básicos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, 1987-2000. Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais.
Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (PROEX). (s.d.) Apresentação. Ouro Preto. Recuperado de https://proex.ufop.br/node/5
Rauber, S. B. U. (2008). Extensão universitária e formação profissional: Indissociáveis no processo de aprendizagem da Universidade Católica de Brasília. In Anais do Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 7, 2008, Curitiba. Formação de Professores, 2008.
Rios, D. R. D. S., Sousa, D. A. B. D., & Caputo, M. C. (2019). Diálogos interprofissionais e interdisciplinares na prática extensionista: O caminho para a inserção do conceito ampliado de saúde na formação acadêmica. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 23, e180080.
Silva, M. D. S., & Vasconcelos, S. D. (2006). Extensão Universitária e Formação Profissional: Avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco. Estudos Em Avaliação Educacional, 17(33), 119–136.
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). (1997). Resolução CUNI Nº 414- Aprova o Estatuto da Universidade de Ouro Preto. Ouro Preto: UFOP. Recuperado de http://www.ufop.br/sites/default/files/estatuto.pdf
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). (s. d.). Resolução CEPE Nº 5.292. Ouro Preto: UFOP. Recuperado de: https://www.proex.ufop.br/sites/default/files/resoluo_cece_n_5.292_1.pdf
Copyright (c) 2022 Igor Henrique Da Costa, Kethlen Isabela de Oliveira Ribeiro, Ida Berenice Heuser do Prado, Lenice Kappes Becker
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).