As possíveis contribuições de um curso de formação de professores, baseado na Educação CTS, para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica

Palavras-chave: Formação de professores, Atuação docente, Potencialidades formativas

Resumo

O desenvolvimento de cursos de formação de professores deve ser constante visando aprimorar a atuação docente. Pensando nisso, o objetivo deste estudo é analisar as possíveis contribuições de um curso de formação de professores, baseado na Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), com professores que atuam na rede municipal de Curitiba, em escolas de Tempo Integral. A abordagem metodológica desta pesquisa é do tipo qualitativa e de caráter descritivo. Para a constituição dos dados foram analisados os diários de bordo de dois colaboradores do projeto, que são alunos de doutorado da Universidade Federal do Paraná e discutem a ACT e a Educação CTS. Por meio da Análise de Conteúdo os dados foram analisados e organizados com base em duas Categorias, a priori, intituladas: Categoria I - questões teóricas, metodológicas e epistemológicas presentes no curso de formação de professores e Categoria II - potencialidades formativas presentes no curso de formação de professores. Os resultados sinalizaram que o curso de formação de professores foi de grande relevância, especialmente, ao enfatizar a Educação CTS com vistas à promoção da ACT.

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Publicado
22-09-2024
Como Citar
DA SILVEIRA, D.; SIVICO, M.; LORENZETTI, L. As possíveis contribuições de um curso de formação de professores, baseado na Educação CTS, para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 3, p. 181 a 198, 22 set. 2024.

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