As possíveis contribuições de um curso de formação de professores, baseado na Educação CTS, para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica
Resumo
O desenvolvimento de cursos de formação de professores deve ser constante visando aprimorar a atuação docente. Pensando nisso, o objetivo deste estudo é analisar as possíveis contribuições de um curso de formação de professores, baseado na Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), com professores que atuam na rede municipal de Curitiba, em escolas de Tempo Integral. A abordagem metodológica desta pesquisa é do tipo qualitativa e de caráter descritivo. Para a constituição dos dados foram analisados os diários de bordo de dois colaboradores do projeto, que são alunos de doutorado da Universidade Federal do Paraná e discutem a ACT e a Educação CTS. Por meio da Análise de Conteúdo os dados foram analisados e organizados com base em duas Categorias, a priori, intituladas: Categoria I - questões teóricas, metodológicas e epistemológicas presentes no curso de formação de professores e Categoria II - potencialidades formativas presentes no curso de formação de professores. Os resultados sinalizaram que o curso de formação de professores foi de grande relevância, especialmente, ao enfatizar a Educação CTS com vistas à promoção da ACT.
Downloads
Copyright (c) 2024 Dieison Prestes da Silveira, Mayki Jardim Sivico, Leonir Lorenzetti
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.