Cartilha e podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências: HIV e aids em questão

  • Renan Martins Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Tainara Marine Rech Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Nicolli Mendes dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Schelder Gabriel Bertoncello Rosa Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Leandro Turmena Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Daiara Manfio Zimmermann Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Deborah Catharine de Assis Leite Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Mara Luciane Kovalski Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Educação Sexual, Ensino, Recurso didático, ITS, Conscientização

Resumo

Por muitos anos, criou-se um grande estigma na sociedade em relação à temática do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e da aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), seja pelos equívocos em relação à condição e ao modo de transmissão do vírus, seja pelo preconceito em relação às pessoas vivendo com HIV. É imprescindível que, como profissionais da área das ciências, possamos iniciar um processo de desmistificação de tais preconceitos ainda tão enraizados e, a partir de uma iniciativa didática, possamos promover a divulgação científica para estudantes nos últimos anos do ensino fundamental. O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se mostra de grande utilidade pela familiaridade que se há com ela. O objetivo deste trabalho é abordar a temática HIV/aids por meio da construção de uma cartilha e produção de podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido pela pesquisa bibliográfica (para o desenvolvimento da cartilha) e entrevista (podcast).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
04-05-2023
Como Citar
MARTINS, R.; RECH, T.; SANTOS, N.; ROSA, S.; TURMENA, L.; ZIMMERMANN, D.; LEITE, D.; KOVALSKI, M. Cartilha e podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências: HIV e aids em questão. Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 1, p. 484-501, 4 maio 2023.
Seção
Propostas Didáticas