Cartilha e podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências: HIV e aids em questão

Autores

  • Renan Martins Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Tainara Marine Rech Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Nicolli Mendes dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Schelder Gabriel Bertoncello Rosa Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Leandro Turmena Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Daiara Manfio Zimmermann Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Deborah Catharine de Assis Leite Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Mara Luciane Kovalski Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13149

Palavras-chave:

Educação Sexual, Ensino, Recurso didático, ITS, Conscientização

Resumo

Por muitos anos, criou-se um grande estigma na sociedade em relação à temática do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e da aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), seja pelos equívocos em relação à condição e ao modo de transmissão do vírus, seja pelo preconceito em relação às pessoas vivendo com HIV. É imprescindível que, como profissionais da área das ciências, possamos iniciar um processo de desmistificação de tais preconceitos ainda tão enraizados e, a partir de uma iniciativa didática, possamos promover a divulgação científica para estudantes nos últimos anos do ensino fundamental. O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se mostra de grande utilidade pela familiaridade que se há com ela. O objetivo deste trabalho é abordar a temática HIV/aids por meio da construção de uma cartilha e produção de podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido pela pesquisa bibliográfica (para o desenvolvimento da cartilha) e entrevista (podcast).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

04-05-2023

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

Cartilha e podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências: HIV e aids em questão. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 484–501, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13149. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13149. Acesso em: 2 mar. 2025.