Percepções de Professoras sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos, Formação de professores, Alfabetização Científica

Resumo

Nos últimos anos a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem se constituído como uma das poucas oportunidades de acesso e permanência no processo de escolarização àqueles que desejam retornar à escola, porém a diversidade do público que compõe esta modalidade da educação básica se torna um desafio para os docentes. Considerando a importância do ensino de ciências este trabalho tem como objetivo investigar as concepções do ensino de ciências presentes nos discursos dos docentes, bem como o espaço destinado a essa área de conhecimento, nos anos iniciais do ensino fundamental da EJA. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva e explicativa, realizada no contexto de um curso de formação continuada para professores que atuam na EJA anos iniciais, onde os dados foram considerados por análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam que, embora os professores reconheçam a importância do ensino de ciências, existe a prevalência do ensino de conteúdos de língua portuguesa o que pode estar vinculado à ideia, construída socialmente, de que os estudantes em processo de alfabetização, independente da fase de vida em que se encontram, devem primeiro dominar os processos de leitura e escrita, para depois se apropriar dos conhecimentos das outras áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Lambach, UTFPR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é professor - Secretaria de Educação do Estado do Paraná e suporte técnico pedagógico - Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: educação de jovens e adultos.

Josmaria Lopes de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Química (UFPR), Mestre em Ciências (UTFPR), Licenciada e Bacharel em Química (UFPR). Professora permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática- Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba, onde desenvolve pesquisas e orienta alunos com temáticas relacionadas com Interdisciplinaridade, Educação Ambiental, Formação de professores. 

Leandro Turmena, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Sapientia de Filosofia - ISF e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná - UNICS. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, na linha de pesquisa "História e Políticas Educacionais". Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, na linha de pesquisa "História e Historiografia da Educação". Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Dois Vizinhos. Professor Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) na UTFPR, Campus Curitiba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, ensino superior e, trabalho e educação.

Publicado
04-05-2023
Como Citar
LAMBACH, A.; MORAIS, J.; TURMENA, L. Percepções de Professoras sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 1, p. 345-365, 4 maio 2023.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)