Para uma filosofia do ato responsável: o livro

Palavras-chave: Responsividade, Ato ético, Arquitetônica responsiva

Resumo

Em Para uma Filosofia do Ato Responsável, Mikhail Bakhtin nos apresenta um diálogo filosófico influenciado pelo neokantismo e pela fenomenologia. A obra se constitui em um ensaio inacabado, em que o autor busca discutir a divisão entre o mundo da cultura e da vida, os problemas atribuídos ao ser e a transitividade do ato responsável, desencadeando uma virada filosófica em relação a filosofia contemporânea. Para o autor o ato só pode ser tido como real quando se encontra em sua totalidade, ou seja, quando ele participa do evento do seu existir não se separando do conteúdo sentido e da realidade histórica do ato. Portanto, cada pensamento com seu conteúdo é um ato singular pelo qual nós somos responsáveis, este ato compõe a nossa vida que ocorre de forma singular, é um ato complexo, assim, este pensamento será o nosso ato responsável. No entanto, existem dois centros em torno dos quais se constrói a arquitetônica do ato responsável: o centro do eu e o centro do outro. Assim, o outro acaba implicando na tomada de decisão do sujeito, desse modo, por meio do valor que ele atribui a uma dada experiência estará delimitando o seu agir responsável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Bremm, Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Bolsista Institucional da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Graduada em Ciências Biológicas- Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID período 2016), foi também bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências SESu/ MEC/ FNDE período 2017 a 2019) e foi bolsista CNPq de Apoio Técnico a Pesquisa- nível 1A (período 2020/1). Tem pesquisado sobre Ensino de Ciências, com ênfase nos Processos de Formação de Professores de Ciências e Biologia. É participante dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) - UFFS, Cerro Largo/RS.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências. Ensino de Biologia. Formação de Professores. Investigação-Formação-Ação em Ciências. Narrativas Pensamento Crítico em Ciências. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

Publicado
04-05-2023
Como Citar
BREMM, D.; GÜLLICH, R. Para uma filosofia do ato responsável: o livro. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 1, p. 519-529, 4 maio 2023.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)