Para uma filosofia do ato responsável: o livro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.12846

Palavras-chave:

Responsividade, Ato ético, Arquitetônica responsiva

Resumo

Em Para uma Filosofia do Ato Responsável, Mikhail Bakhtin nos apresenta um diálogo filosófico influenciado pelo neokantismo e pela fenomenologia. A obra se constitui em um ensaio inacabado, em que o autor busca discutir a divisão entre o mundo da cultura e da vida, os problemas atribuídos ao ser e a transitividade do ato responsável, desencadeando uma virada filosófica em relação a filosofia contemporânea. Para o autor o ato só pode ser tido como real quando se encontra em sua totalidade, ou seja, quando ele participa do evento do seu existir não se separando do conteúdo sentido e da realidade histórica do ato. Portanto, cada pensamento com seu conteúdo é um ato singular pelo qual nós somos responsáveis, este ato compõe a nossa vida que ocorre de forma singular, é um ato complexo, assim, este pensamento será o nosso ato responsável. No entanto, existem dois centros em torno dos quais se constrói a arquitetônica do ato responsável: o centro do eu e o centro do outro. Assim, o outro acaba implicando na tomada de decisão do sujeito, desse modo, por meio do valor que ele atribui a uma dada experiência estará delimitando o seu agir responsável.

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Biografia do Autor

  • Daniele Bremm, Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Bolsista Institucional da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Graduada em Ciências Biológicas- Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID período 2016), foi também bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências SESu/ MEC/ FNDE período 2017 a 2019) e foi bolsista CNPq de Apoio Técnico a Pesquisa- nível 1A (período 2020/1). Tem pesquisado sobre Ensino de Ciências, com ênfase nos Processos de Formação de Professores de Ciências e Biologia. É participante dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) - UFFS, Cerro Largo/RS.

  • Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências. Ensino de Biologia. Formação de Professores. Investigação-Formação-Ação em Ciências. Narrativas Pensamento Crítico em Ciências. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

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Publicado

04-05-2023

Como Citar

Para uma filosofia do ato responsável: o livro. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 519–529, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n1.12846. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12846. Acesso em: 2 mar. 2025.