SISTEMAS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS E OS MERCADOS DIGITAIS: O CASO DA KITANDA DELIVERY

  • Patricia Ines Schwab Instituto Federal de Santa Catarina
  • Adriana Regina Corrent Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Enise Barth Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Kitanda Delivery, Mercados digitais, Agricultura familiar, Sistemas alimentares sustentáveis

Resumo

O presente estudo tem por objetivo conhecer e analisar o caso da Kitanda Delivery, sua história, estruturação do negócio, desafios, perspectivas e sua contribuição para o estudo dos mercados digitais de produtos oriundos de sistemas alimentares sustentáveis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual classifica-se quanto a seus objetivos, como descritiva-exploratória. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada e análise dos dados conduzida mediante o método da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a demanda por alimentos é cada vez maior e que se faz necessária a restrição ao uso descontrolado dos recursos ambientais, sendo assim, o mundo necessita de sistemas alimentares mais sustentáveis. Os agricultores familiares são os protagonistas neste sistema de produção, além de estarem inseridos nos novos canais de comercialização de alimentos via mercados digitais. Sob essa perspectiva se operacionaliza a Kitanda Delivery no município de São Miguel do Oeste/SC, visando construir cadeias curtas locais, via dispositivos móveis e ferramentas digitais de comercialização, ofertando a população alimentos frescos, de qualidade diferenciada, sem químicos e sem agrotóxicos no conforto do lar. As redes sociais são os principais canais de divulgação e comercialização utilizados pela Kitanda, com destaque para o Instagram e WhatsApp. O estudo evidencia que os mercados digitais fomentam o consumo e a demanda por produtos mais saudáveis em uma sociedade cada vez mais virtualizada, mas exige a constante evolução na produção e postagem de conteúdo, uma vez que a percepção quanto a qualidade dos alimentos se dá de forma visual via plataformas digitais de comercialização.

Publicado
12-06-2023
Seção
Artigos