PATERNIDADE E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Ângela Roos Campeol Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carolina Duarte de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Aparecida Crepaldi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0666.2023v10n2.13994

Palavras-chave:

paternidade, relações familiares, desenvolvimento infantil

Resumo

O objetivo deste estudo está em apresentar uma revisão integrativa da literatura de pesquisas empíricas, internacionais e nacionais, acerca da influência da relação paterna para o desenvolvimento infantil. Delimitou-se a busca por publicações científicas entre 2015 e 2021, consultadas nas bases de dados Scopus, Web of Science e PubMed. Os descritores foram consultados na lista da Terminologia em Psicologia da BVS-Psi e os termos selecionados foram: “paternity”, “father-child relation” e “child”. Ao final, 39 artigos foram analisados integralmente, conforme análise categorial temática de Bardin.Observa-se novos lugares ocupados pelo pai dentro da família e as implicações dessa mudança da postura paterna para o desenvolvimento infantil e para configuração de novas relações de gênero dentro das famílias.

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Publicado

29-02-2024

Edição

Seção

Artigos - Dossiê

Como Citar

CAMPEOL, Ângela Roos; SOUZA, Carolina Duarte de; CREPALDI, Maria Aparecida. PATERNIDADE E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, Brasil, v. 10, n. 2, p. 11–26, 2024. DOI: 10.36661/2358-0666.2023v10n2.13994. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/GAVAGAI/article/view/13994. Acesso em: 11 mar. 2025.