Formação continuada de professores: um olhar sobre as pesquisas nacionais de Ensino de Ciências
Resumo
A formação de professores é um processo contínuo que engloba a interconexão entre a história pessoal do educador, sua formação inicial em cursos de licenciatura e a formação continuada para o desenvolvimento profissional constante. Nessa perspectiva, diversas pesquisas são desenvolvidas com foco na formação continuada de professores, assim como, documentos oficiais que buscam regulamentá-la. O objetivo do estudo é investigar o que as pesquisas nacionais relacionadas à formação continuada de professores de Ciências têm desenvolvido nas ações formativas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no período de 2019 a 2023. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, desenvolvida com base nas publicações disponíveis no Portal de Periódicos da Capes. Compuseram o corpus de análise 36 artigos, analisados com apoio do software IRAMUTEQ. As discussões ocorreram em três categorias: Aspectos da ação formativa; Contexto educacional protagonista da ação formativa; Aspectos da ação formativa pela perspectiva dos participantes. Foram evidenciadas relações preexistentes entre as categorias 1 e 3, com preocupações sobre a prática docente. A categoria 2 apresenta aspectos discutidos ao longo das formações e que tem relação direta com a prática docente, os documentos oficiais regentes do ensino, além da preocupação com os materiais didáticos.
Downloads
Copyright (c) 2024 Mayra Alonço, Kathia Regina Kunzler, Luana Marciele Morschheiser, Rosana Franzen Leite
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.