Os níveis escolares como lócus das pesquisas dos programas precursores de pós-graduação em Ensino de Ciências no estado do Paraná

  • Mayra Alonço Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
  • Rosana Franzen Leite Universidade Estadual do Oeste do Paraná– UNIOESTE.
Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática, Níveis escolares, Ensino Médio, Ensino Superior

Resumo

A Área de Ensino de Ciências e Matemática no estado Paraná cresceu significativamente nos últimos anos, estando relacionado com a criação de programas de pós-graduação na Área. Sendo assim, nosso estudo tem como objetivo: investigar as teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação mais antigos da Área de Ensino de Ciências e Matemática do estado do Paraná no que diz respeito aos níveis escolares em que essas pesquisas são desenvolvidas, abrangendo o seguinte problema de pesquisa: Quais são os principais níveis escolares em que acontecem as pesquisas da Área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase na linha de Ensino de Ciências? Ainda, é possível apresentar as lacunas e potencialidades das pesquisas da Área voltadas para esses níveis escolares? Utilizamos uma metodologia de abordagem qualitativa, do tipo estado do conhecimento, com ênfase no descritor: Nível escolar da pesquisa. Concluímos que há predominância de pesquisas desenvolvidas no Ensino Médio e no Ensino Superior demonstrando o significativo interesse dos pesquisadores por ambos os níveis de ensino. Baixa expressividade nas pesquisas desenvolvidas na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Pós-graduação e Espaços não-formais de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-12-2022
Como Citar
ALONÇO, M.; LEITE, R. Os níveis escolares como lócus das pesquisas dos programas precursores de pós-graduação em Ensino de Ciências no estado do Paraná. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 352-367, 22 dez. 2022.