Os níveis escolares como lócus das pesquisas dos programas precursores de pós-graduação em Ensino de Ciências no estado do Paraná

Autores

  • Mayra Alonço Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
  • Rosana Franzen Leite Universidade Estadual do Oeste do Paraná– UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13290

Palavras-chave:

Ensino de Ciências e Matemática, Níveis escolares, Ensino Médio, Ensino Superior

Resumo

A Área de Ensino de Ciências e Matemática no estado Paraná cresceu significativamente nos últimos anos, estando relacionado com a criação de programas de pós-graduação na Área. Sendo assim, nosso estudo tem como objetivo: investigar as teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação mais antigos da Área de Ensino de Ciências e Matemática do estado do Paraná no que diz respeito aos níveis escolares em que essas pesquisas são desenvolvidas, abrangendo o seguinte problema de pesquisa: Quais são os principais níveis escolares em que acontecem as pesquisas da Área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase na linha de Ensino de Ciências? Ainda, é possível apresentar as lacunas e potencialidades das pesquisas da Área voltadas para esses níveis escolares? Utilizamos uma metodologia de abordagem qualitativa, do tipo estado do conhecimento, com ênfase no descritor: Nível escolar da pesquisa. Concluímos que há predominância de pesquisas desenvolvidas no Ensino Médio e no Ensino Superior demonstrando o significativo interesse dos pesquisadores por ambos os níveis de ensino. Baixa expressividade nas pesquisas desenvolvidas na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Pós-graduação e Espaços não-formais de educação.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

Os níveis escolares como lócus das pesquisas dos programas precursores de pós-graduação em Ensino de Ciências no estado do Paraná. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 352–367, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n5.13290. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13290. Acesso em: 1 mar. 2025.