Tecnologia digital como suporte pedagógico no ensino de biologia aos alunos surdos

Palavras-chave: material didático, professores e intérprete de Libras, ensino de ciências e biologia, surdos

Resumo

O presente artigo apresenta um material didático que possa auxiliar professores de biologia a elaborarem aulas mais participativas para os alunos surdos, a fim de proporcionar uma aprendizagem atrativa e significativa. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória com professores de Biologia e, em seguida, foi realizada uma pesquisa documental, na qual buscou-se selecionar na plataforma Google canais do Youtube, jogos e aplicativos que pudessem contribuir para as práticas docentes. Os materiais selecionados foram reunidos em um e-book, junto à uma proposta de Sequência Didática (SD), sendo posteriormente avaliado por professores de biologia. O estudo possibilitou a percepção de que os docentes carecem de materiais que possam auxiliar a aprendizagem dos alunos surdos, assim como a importância das tecnologias digitais visuais para esse processo, sendo o e-book elaborado considerado potencialmente capaz de contribuir para as práticas pedagógicas inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soyane de Sant'Anna Pedretti, UNICARIOCA

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA, 2023). Especialista no Ensino de Biologia e Química pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2014) e graduada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH, 2005). Professora da redes municipais das cidades de Macaé e Magé, no Rio de Janeiro.

Tharcila de Abreu Almeida, UNICARIOCA

Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, pelo Centro Universitário UniCarioca (2022). Possui graduação em Letras pela Fundação São José (1999). Extensão universitária em Formação para a Docência Digital em Rede pela Universidade Estadual do Maranhão, UEMA (2022); Pós graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa (2001) e Gestão Escolar (2020). Professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Luciane Medeiros de Souza Conrado, UNICARIOCA

Pesquisadora e Professora no Mestrado profissional em novas Tecnologias Digitsis na Educação da UniCarioca/ Cientista Social (UFRJ) / Mestre em Ciência da Arte (UFF) / Doutora em Letras (Linguística – Estudos das Linguagens – UFF).

Ana Paula Legey de Siqueira, UNICARIOCA

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 2; Jovem Cientista do Nosso Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ; Pós-doutorado no IEN/CNEN; Doutora em Ciências pelo IOC/Fiocruz; Coordenadora Adjunta e Pesquisadora do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca/RJ.

Publicado
05-06-2024
Como Citar
PEDRETTI, S.; ALMEIDA, T.; CONRADO, L.; DE SIQUEIRA, A. Tecnologia digital como suporte pedagógico no ensino de biologia aos alunos surdos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 1, p. 288-307, 5 jun. 2024.