A formação do professor para o uso de metodologias facilitadoras do engajamento de forma afetiva na Educação Infantil: um estudo a partir do ensino das Ciências da Natureza

Autores

  • Tharcila de Abreu Almeida
  • Luciane Medeiros de Souza Conrado
  • Antônio Carlos de Abreu Mól
  • Ana Paula Legey de Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13558

Palavras-chave:

Ciências Naturais; Pré-escola; Tecnologia Digital; Afetividade; Formação Docente.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo enfatizar o desenvolvimento de metodologias que promovam o engajamento de forma afetiva na Educação Infantil. É um grande desafio para o professor atualmente que a aprendizagem das crianças que frequentam a Educação Infantil ocorra de forma afetiva e engajadora, sendo necessário a existência de novos meios didáticos e a busca de conhecimentos metodológicos inovadores para essa geração que cresce imersa no mundo digital. Para tal, foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa com professoras de Niterói, município do estado do Rio de Janeiro, a partir do enfoque em ensino de Ciências da Natureza. Os dados revelaram que o ensino das Ciências da Natureza é pouco explorado na Educação Infantil e a carência na formação acadêmica dificulta as práticas dessas profissionais nesse ambiente. É preciso desmistificar a utilização das novas metodologias na prática de ensino e promover formação continuada que possibilite ao professor acompanhar as mudanças da sociedade.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

17-05-2023

Como Citar

ALMEIDA, Tharcila de Abreu; CONRADO, Luciane Medeiros de Souza; MÓL, Antônio Carlos de Abreu; SIQUEIRA, Ana Paula Legey de. A formação do professor para o uso de metodologias facilitadoras do engajamento de forma afetiva na Educação Infantil: um estudo a partir do ensino das Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 2, p. 69–89, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13558. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13558. Acesso em: 10 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)