A formação do professor para o uso de metodologias facilitadoras do engajamento de forma afetiva na Educação Infantil: um estudo a partir do ensino das Ciências da Natureza

  • Tharcila de Abreu Almeida
  • Luciane Medeiros de Souza Conrado
  • Antônio Carlos de Abreu Mól
  • Ana Paula Legey de Siqueira
Palavras-chave: Ciências Naturais; Pré-escola; Tecnologia Digital; Afetividade; Formação Docente.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo enfatizar o desenvolvimento de metodologias que promovam o engajamento de forma afetiva na Educação Infantil. É um grande desafio para o professor atualmente que a aprendizagem das crianças que frequentam a Educação Infantil ocorra de forma afetiva e engajadora, sendo necessário a existência de novos meios didáticos e a busca de conhecimentos metodológicos inovadores para essa geração que cresce imersa no mundo digital. Para tal, foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa com professoras de Niterói, município do estado do Rio de Janeiro, a partir do enfoque em ensino de Ciências da Natureza. Os dados revelaram que o ensino das Ciências da Natureza é pouco explorado na Educação Infantil e a carência na formação acadêmica dificulta as práticas dessas profissionais nesse ambiente. É preciso desmistificar a utilização das novas metodologias na prática de ensino e promover formação continuada que possibilite ao professor acompanhar as mudanças da sociedade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
17-05-2023
Como Citar
ALMEIDA, T.; CONRADO, L.; MÓL, A. C.; SIQUEIRA, A. P. A formação do professor para o uso de metodologias facilitadoras do engajamento de forma afetiva na Educação Infantil: um estudo a partir do ensino das Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 2, p. 69-89, 17 maio 2023.